Percepção dos residentes de pediatria sobre a importância do ensino do método canguru

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Telma Márcia Alencar de Freitas Ferreira
Alexandre Sampaio Moura
Camila do Carmo Said
Eliane Perlatto Moura

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção de residentes de Pediatria sobre a importância do ensino do Método Canguru (MC) em sua formação profissional. Métodos: Estudo qualitativo que utilizou como técnica de coleta de dados entrevistas semiestruturadas individuais, com 16 médicos residentes de Pediatria (oito residentes do primeiro ano e oito residentes do segundo), realizadas durante o ano de 2020, após participarem de um curso de sensibilização do MC. A análise dos dados foi feita segundo a técnica da análise de conteúdo baseada em categorização temática.  Resultados: Os entrevistados demonstraram apropriação de conceitos adequados sobre o atendimento humanizado do recém-nascido (RN) e de suas famílias, assim como mudanças de atitude e percepções em relação ao cuidado do RN. Ressaltaram que o MC é aplicável não apenas na unidade neonatal, mas também em ambulatórios e até no pronto atendimento. Destacaram desafios na aplicação do cuidado humanizado do RN gravemente enfermo, que necessita da assistência por uma equipe multiprofissional qualificada. Conclusão: O ensino do MC foi percebido como necessário durante a residência de Pediatria, promovendo a construção de novos conhecimentos, estimulando a autorreflexão e contribuindo para mudanças de visão e de atitudes que tornam os futuros pediatras mais qualificados e humanizados.

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Como Citar
FerreiraT. M. A. de F., MouraA. S., SaidC. do C., & MouraE. P. (2024). Percepção dos residentes de pediatria sobre a importância do ensino do método canguru. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(6), e14912. https://doi.org/10.25248/reas.e14912.2024
Seção
Artigos Originais

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