Metodologias ativas na educação médica no Brasil

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Marcus Vinicius da Silva Pereira
Eliel Muniz Maciel
Wermerson Assunção Barroso
Mariana Barreto Serra

Resumo

Objetivo: Compreender a metodologia ativa como ferramenta educacional no ensino de medicina no Brasil. Revisão bibliográfica: A metodologia ativa no ensino médico tem evoluído ao longo do tempo, incorporando recursos como estudos de caso, simulações, debates e aprendizagem baseada em problemas. Os alunos desempenham um papel ativo na construção do conhecimento, enquanto os professores atuam como mediadores. Benefícios incluem maior engajamento dos alunos, desenvolvimento de habilidades práticas e pensamento crítico. Desafios como a resistência institucional e a necessidade de infraestrutura adequada persistem. A transição para o ensino remoto durante a pandemia destacou a flexibilidade das metodologias ativas. No Brasil, mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais incentivaram essa abordagem exigindo capacitação docente. As tecnologias digitais também desempenham um papel crescente no ensino médico, especialmente durante a pandemia, com vantagens e desafios a considerar. Considerações finais: A metodologia ativa no ensino de medicina melhora o aprendizado ao incorporar situações reais. Contudo, a responsabilidade social e pelo aprendizado pode gerar estresse nos alunos. Para seu sucesso, é necessário investir massivamente em estruturação, capacitação docente e preparar os alunos para a transição do método tradicional para as metodologias ativas.

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Como Citar
PereiraM. V. da S., MacielE. M., BarrosoW. A., & SerraM. B. (2024). Metodologias ativas na educação médica no Brasil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(2), e15032. https://doi.org/10.25248/reas.e15032.2024
Seção
Revisão Bibliográfica

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