O ensino sobre dor na perspectiva de residentes de um programa multiprofissional em oncologia-cuidados paliativos no estado do Pará

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Iranete Pereira Ribeiro
Simone dos Santos Abraão Pampolha
Ana Cristina Vidigal Soeiro
Jofre Jacob da Silva Freitas

Resumo

Objetivo: Investigar a experiência de residentes multiprofissionais sobre o aprendizado do manejo da dor, visando identificar desafios e lacunas existentes na abordagem do tema. Métodos: A pesquisa teve participação de 27 integrantes do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia/Cuidados Paliativos, com coleta de dados realizada por meio de questionário. Resultados: Os residentes reconheceram a importância de que as atividades de ensino contemplem o tema, entretanto, a maioria destacou que discutem a temática apenas ocasionalmente. Embora avaliem que se trata de um tema importante pelos preceptores, apontaram lacunas em relação às atividades práticas, com destaque para o aprendizado em cuidados paliativos domiciliares. Conclusão: Há necessidade de intensificar a educação em dor no cenário da residência multiprofissional, especialmente em se tratando dos cuidados paliativos oncológicos. Além disso, é necessário o desenvolvimento de metodologias e tecnologias educacionais que favoreçam esse aprendizado, objetivo a ser buscado pelas instituições de ensino que atuam com a temática.

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Como Citar
RibeiroI. P., PampolhaS. dos S. A., SoeiroA. C. V., & FreitasJ. J. da S. (2024). O ensino sobre dor na perspectiva de residentes de um programa multiprofissional em oncologia-cuidados paliativos no estado do Pará. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(2), e15104. https://doi.org/10.25248/reas.e15104.2024
Seção
Artigos Originais

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