Conhecimento e habilidades de estudantes de medicina em prevenção de doenças crônicas: uso do exame clínico objetivo estruturado como ferramenta de avaliação

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Edienny Augusta Viana Santos-Lobato
Juliana Leão de Souza Duque
Nelson Machado da Silva de Lima
Milena Coelho Fernandes Caldato

Resumo

Objetivo: Avaliar as habilidades de estudantes de medicina quanto a orientação de medidas para prevenção de Doenças Crônicas. Relato da experiência: Foi realizado um estudo quantitativo, observacional e transversal, com alunos do quinto semestre do curso de medicina do Universidade do Estado do Pará. Os estudantes participaram de uma estação de mini-OSCE, onde deveriam identificar fatores de risco para doença crônica, orientando médicas preventivas e elaborando plano de metas para o retorno. Vinte e quatro alunos foram avaliados quanto às atitudes, conhecimentos e habilidades em prevenção de doenças crônicas. A nota média obtida pelos alunos foi de 5,81, sendo constituída por avaliação de atitudes, conhecimentos e habilidades. Houve lacunas no reconhecimento da obesidade como fator de risco para doenças crônicas, sendo apontada por somente 45,8% dos estudantes. Na avaliação de habilidades os avaliados apresentaram dificuldades no direcionamento de uma orientação alimentar baseada em evidências, com inclusão de alimentos saudáveis. Também foi observado que menos da metade dos estudantes orientaram sobre a prática de exercício físico estruturado ou elaboraram plano de metas para reavaliação do paciente atendido. Considerações finais: há necessidade de integração e aprimoramento curricular em habilidades clínicas direcionadas ao manejo contínuo de pacientes com fatores de risco para doenças crônicas.

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Como Citar
Santos-LobatoE. A. V., DuqueJ. L. de S., de LimaN. M. da S., & CaldatoM. C. F. (2020). Conhecimento e habilidades de estudantes de medicina em prevenção de doenças crônicas: uso do exame clínico objetivo estruturado como ferramenta de avaliação. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (38), e1514. https://doi.org/10.25248/reas.e1514.2020
Seção
Artigos Originais