Dificuldades de enfermeiros no exercício da docência no ensino superior

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Fabiana Alves Soares
Fabrícia Alves Soares
Jardel da Silva Santos
Meryhelen Costa Moura
Aida Patrícia da Fonseca Dias Silva
Ana Claudia Garcia Marques
Marta Silva de Santana
Kassya Fernanda Freire Lima
Nalma Nalma Alexandra Rocha de Carvalho Poty
Themys Danielle Val Lima

Resumo

Objetivo: Conhecer as principais dificuldades encontradas por enfermeiros no exercício da docência no ensino superior. Métodos: Estudo qualitativo, de abordagem descritiva e exploratória. Para a coleta de dados empregou-se entrevista semi-estruturada com dez enfermeiros que atuam como docentes do curso de Enfermagem de uma faculdade situada na capital do Piauí. O referencial de Bardin foi utilizado para a análise dos resultados. Resultados: Evidenciou-se que o trabalho docente é permeado por diversos desafios didático-pedagógicos relacionados ao professor, ao aluno e à instituição. Essas dificuldades quando voltadas para o professor recém egresso estão relacionadas ao sofrimento no início de sua vida profissional, tendo conexão com o despreparo na formação acadêmica acerca do ensino didático, pedagógico e psicológico, regulado por normas históricas, em que se valoriza o profissional assistencialista, ao tempo que desvaloriza a importante vertente da docência. Conclusão: As dificuldades evidenciadas pelos enfermeiros docentes envolvem o sofrimento gerado em decorrência da falta de preparo na formação acadêmica, especialmente no que cerne ao ensino didático, pedagógico e psicológico. Nesse sentido, a docência em enfermagem demanda por novas formas didáticas, pautadas na premissa de construção dialógica do saber de forma a construir sujeitos autônomos e críticos, capazes de transformar realidades.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SoaresF. A., SoaresF. A., SantosJ. da S., MouraM. C., SilvaA. P. da F. D., MarquesA. C. G., SantanaM. S. de, LimaK. F. F., PotyN. N. A. R. de C., & LimaT. D. V. (2024). Dificuldades de enfermeiros no exercício da docência no ensino superior. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(1), e15178. https://doi.org/10.25248/reas.e15178.2024
Seção
Artigos Originais

Referências

1. ALEXANDRE L, et al. Docência em cursos Superiores de Enfermagem: formação e práticas pedagógicas. Rev baiana enferm, 2018; 32(70): 24975.

2. COELHO GG, et al. A importância da mediação para o ensino: uma revisão de literatura a luz dos refenciais de Yygotsky. Revista Interciência IMES Catanduva, 2018; 1(1).

3. CASTRO MFJ. The challenge of university teaching in times of the COVID-19 pandemic. Rev Bras Enferm, 2023; 2: e760201.

4. CONTERNO SFR, et al. Formação e inserção laboral de enfermeiros: a atuação na docência como possibilidade Revista Varia Scientia –Ciências da Saúde, 2023; 9(1); 65-75.

5. DUTRA PO, et al. Enfermeiro é um educador? representações sociais da prática docente. Revista Ciências Humanas - UNITAU, 2019; 12(3): 69-79.

6. FIGUEIREDO JAM, et al. Percepção de acadêmicos de Enfermagem sobre educação em saúde na perspectiva da qualificação do cuidado. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 12(1): e1964.

7. FERREIRA TA, et al. Enfermagem como opção de profissão feminina na Universidade do Brasil. História da Enfermagem. Revista Eletrônica (HERE), 2023; 14: 08.

8. FRANCO MARS. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira De Estudos Pedagógicos, 2016; 97(247): 534–551.

9. GOMES MFP, et al. Ensino superior em saúde: perspectivas contemporâneas para área de enfermagem. Enfermagem revista, 2021; 24(2): 1- 17.

10. GÓIS, FA, et al. Desafios na educação em nível técnico de enfermagem: uma proposta pedagógica. Boletim Técnico do Senac, 2022; 48; e22006.

11. LIMA EC e APPOLINÁRIO RS. A educação profissionalizante em enfermagem no Brasil: desafios e perspectivas. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, 2011; 19(2): 311-316.

12. LIRA JM, et al. Contribuições da iniciação à docência na formação em saúde através das vivências nos espaços extramuros na disciplina SACI. Research, Society and Development, 2022; 11(1): e31111124789.

13. MANHAES LSP e TAVARES MM. Formação do enfermeiro para atuação na docência universitária. Reme Rev. Min. Enferm, 2020; 24; 1323.

14. MEDEIROS ESM, et al. Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica. São Paulo: Revista Recien, 2018; 8(24): 42-53.

15. MEDEIROS RO, et al. Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 2022; 26: 210577.

16. MENEZES KR e NOVAES MR. Formação pedagógica de professores de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Com. Ciências Saúde. 2018; 29(4): 243 254.

17. NUNES MR, et al. The experiences of teaching nurses in the practice of teaching in higher education: Challenges and strategies. Research, Society and Development, 2023; 12(8): 74128-42936.

18. PATRIAL GC, et al. Docência no ensino superior: uma discussão necessária acerca da graduação em enfermagem. Revista Universitas da Fanorpi, 2022; 2(8): 10-20.

19. PERES AM, et al. Teaching strategies in undergraduation in nursing: a descriptive study. Cogitare Enferm. 2018; 23(4): e55543.

20. REIS A, et al. Políticas de Formação de Professores no Brasil, pós LDB 9.394/96. Formação Docente – Revista Brasileira De Pesquisa Sobre Formação De Professores, 2020; 12(23): 33–52.

21. RIBEIRO BJC, et al. Suddenly, teacher! paths taken by nurses searching for teacher training. Texto & Contexto - Enfermagem, 2022; 31(E): 02-09.

22. RODRIGUES MTP, MENDES SOBRINHO JAC. Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica. Rev. bras. enferm., 2007; 60(4): 456-459.

23. SILVA JGS, et al. Desafios da docência para o profissional enfermeiro: uma revisão bibliográfica. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, 2022; 13(2): 95–115.

24. ROCHA BSU, et al. Main challenges in Nursing teaching: a systematic review of literature. Research, Society and Development, 2020; 9(5): e87951487.

25. TORRES, MNBF. Iniciação à docência: narrativas de professoras. Ensino em Perspectivas, 2022; 3(1): 1-10.