Dificuldades de enfermeiros no exercício da docência no ensino superior
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Resumo
Objetivo: Conhecer as principais dificuldades encontradas por enfermeiros no exercício da docência no ensino superior. Métodos: Estudo qualitativo, de abordagem descritiva e exploratória. Para a coleta de dados empregou-se entrevista semi-estruturada com dez enfermeiros que atuam como docentes do curso de Enfermagem de uma faculdade situada na capital do Piauí. O referencial de Bardin foi utilizado para a análise dos resultados. Resultados: Evidenciou-se que o trabalho docente é permeado por diversos desafios didático-pedagógicos relacionados ao professor, ao aluno e à instituição. Essas dificuldades quando voltadas para o professor recém egresso estão relacionadas ao sofrimento no início de sua vida profissional, tendo conexão com o despreparo na formação acadêmica acerca do ensino didático, pedagógico e psicológico, regulado por normas históricas, em que se valoriza o profissional assistencialista, ao tempo que desvaloriza a importante vertente da docência. Conclusão: As dificuldades evidenciadas pelos enfermeiros docentes envolvem o sofrimento gerado em decorrência da falta de preparo na formação acadêmica, especialmente no que cerne ao ensino didático, pedagógico e psicológico. Nesse sentido, a docência em enfermagem demanda por novas formas didáticas, pautadas na premissa de construção dialógica do saber de forma a construir sujeitos autônomos e críticos, capazes de transformar realidades.
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