Educação em saúde como estratégia de enfrentamento a exposição de crianças ribeirinhas ao mercúrio ambiental na região do Xingu, Amazônia, Brasil
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Resumo
Objetivo: Relatar a experiência de extensão universitária feita por acadêmicos do curso de medicina em comunidades ribeirinhas de uma região paraense conhecida como Volta Grande do Xingu. Relato de experiência: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência obtido durante a realização de um projeto educativo de extensão em saúde voltada para o público infanto-juvenil cuja temática enfatizava os meios de contaminação, prevenção e efeitos tóxicos do metilmercúrio (MeHg), uma forma orgânica do mercúrio (Hg). Para o êxito da ação e maior interação com esse público, ferramentas lúdicas como vídeos animados, teatro e dinâmicas em grupo foram utilizadas como estratégias educativas. Considerações finais: Esta ação universitária alcançou seu papel social ao transmitir conhecimento capaz de empoderar a comunidade na promoção do autocuidado e bem-estar social. Além disso, permitiu aos acadêmicos vivenciarem novas experiências as quais contribuíram para a formação de médicos generalistas capazes de gerir ações em saúde, não só na região amazônica, mas também em diferentes lugares do país. Por fim, destaca-se que este projeto possibilitou a universidade o reconhecimento das demandas regionais na qual está inserida, permitindo a adoção de estratégias plausíveis e resolutivas.
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