Ações educativas com a enfermagem no contexto de morte

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Carolina Heleonora Pilger
Silvana Bastos Cogo
Graciela Dutra Sehnem
Lisie Alende Prates
Elise de Fátima Rodrigues Dias
Natália da Silva Gomes
Aline Ost dos Santos
Eliane Tatsch Neves

Resumo

Objetivo: Identificar as evidências científicas acerca de ações educativas direcionadas para profissionais e acadêmicos de enfermagem sobre o processo de morte e morrer. Métodos: Revisão integrativa de literatura realizada em outubro de 2022 nas bases de dados LILACS, BDENF, U.S. National Library of Medicine (PubMed/MEDLINE), Web of Science e Scopus, sem recorte temporal. A estratégia de busca guiou-se pela questão: “quais as evidências científicas acerca das ações educativas voltadas para a enfermagem sobre o processo de morte e morrer?”, determinada com a estratégia PICo. Resultados: Foram selecionados 13 estudos para compor o corpus da revisão. Em relação às ações educativas desenvolvidas, destacaram-se oficinas, workshops, cursos, programas de educação para a morte, utilização de material educativo em formato de bundle, disciplina eletiva, exposição de obras de arte, técnica de contar histórias e simulação de alta fidelidade. Considerações finais: O estudo possibilitou identificar as evidências científicas acerca das ações educativas voltadas para os profissionais e acadêmicos de enfermagem abordando o contexto de morte. As principais estratégias utilizadas foram uso de estratégias criativas, método participativo e simulações realísticas.

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Como Citar
PilgerC. H., CogoS. B., SehnemG. D., PratesL. A., DiasE. de F. R., GomesN. da S., SantosA. O. dos, & NevesE. T. (2024). Ações educativas com a enfermagem no contexto de morte. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(2), e15279. https://doi.org/10.25248/reas.e15279.2024
Seção
Revisão Bibliográfica

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