Ações educativas com a enfermagem no contexto de morte
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Resumo
Objetivo: Identificar as evidências científicas acerca de ações educativas direcionadas para profissionais e acadêmicos de enfermagem sobre o processo de morte e morrer. Métodos: Revisão integrativa de literatura realizada em outubro de 2022 nas bases de dados LILACS, BDENF, U.S. National Library of Medicine (PubMed/MEDLINE), Web of Science e Scopus, sem recorte temporal. A estratégia de busca guiou-se pela questão: “quais as evidências científicas acerca das ações educativas voltadas para a enfermagem sobre o processo de morte e morrer?”, determinada com a estratégia PICo. Resultados: Foram selecionados 13 estudos para compor o corpus da revisão. Em relação às ações educativas desenvolvidas, destacaram-se oficinas, workshops, cursos, programas de educação para a morte, utilização de material educativo em formato de bundle, disciplina eletiva, exposição de obras de arte, técnica de contar histórias e simulação de alta fidelidade. Considerações finais: O estudo possibilitou identificar as evidências científicas acerca das ações educativas voltadas para os profissionais e acadêmicos de enfermagem abordando o contexto de morte. As principais estratégias utilizadas foram uso de estratégias criativas, método participativo e simulações realísticas.
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