Educação permanente em interprofissionalidade e prática colaborativa na Atenção Básica

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Danilo Pereira Xavier
Flávia Natália Santos Fernandes
Gildo Renê Sousa Ferreira
Isabela Yane Lima Gonçalves
Karla Dias Castro Dias
Verônica Pereira Batista Barbosa
Diego dos Santos Dias

Resumo

Objetivo: Descrever uma experiência de Educação Permanente Saúde (EPS) em interprofissionalidade e prática colaborativa desenvolvida em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), fundamentada na metodologia da problematização. Relato de experiência: As práticas educativas tiveram como público-alvo os profissionais de saúde da referida UBS, constituindo-se de: roda de conversa, oficina de Aprendizagem Baseada em Equipe e oficina de sensibilização. Após realização, foi perceptível o despertamento para necessidade de aprimoramento da Educação Interprofissional entre os profissionais, sensibilização acerca das oportunidades de atuação, além de adoção de práticas colaborativas como: Programa Saúde na Escola, planejamento coletivo e agenda compartilhada. Considerações finais: A metodologia da problematização aplicada na EPS possibilitou troca de saberes, compartilhamento de experiências, identificação de pontos-chave e desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo pelos participantes. Desse modo, espera-se que se alcance a ampliação de benefícios no contexto da atenção básica, como: aperfeiçoamento do trabalho em equipe e melhoria da atenção integral à saúde dos usuários.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
XavierD. P., FernandesF. N. S., FerreiraG. R. S., GonçalvesI. Y. L., DiasK. D. C., BarbosaV. P. B., & DiasD. dos S. (2024). Educação permanente em interprofissionalidade e prática colaborativa na Atenção Básica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(2), e15286. https://doi.org/10.25248/reas.e15286.2024
Seção
Relatos de Experiência

Referências

1. ALMEIDA RGS, et al. A interface entre o PET-Saúde/Interprofissionalidade e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Saúde em Debate, 2019; 43(1): 97-105.

2. BRAGADO MJV, et al. Organização do atendimento em saúde durante pandemia do coronavírus: o reflexo do trabalho colaborativo. Saúde Coletiva, 2021; 11(68): 7645-7649.

3. CARVALHO EMR, et al. Estratégias da gestão estadual da Atenção Básica diante da pandemia de COVID-19, Bahia, 2020/2021. Revista Baiana de Saúde Pública, 2021; 45(3): 43-52.

4. CERVO EB, et al. Interprofissionalidade e Saúde Mental: Uma Revisão Integrativa. Psicologia e Saúde em Debate, 2020; 6(2): 260-272.

5. CNS. Presidência do Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510/2016 – Dispõe sobre a pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Brasília: Conselho Nacional de Saúde, 2016; 10.

6. DA SILVA RS, et al. O Arco de Maguerez como metodologia ativa na formação continuada em saúde. Interfaces Científicas, 2020; 8(3): 41-54.

7. DAMILLENO M. Práticas Colaborativas Interprofissionais: Potências e Desafios em uma Unidade Básica de Saúde Tradicional. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional em Formação Interdisciplinar em Saúde) - Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022; 185.

8. DIAS KDC, et al. Contribuições da educação interprofissional ao ensino odontológico no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(2): e6490.

9. FERNANDES SF, et al. Interprofessional work in health in the context of the COVID-19 pandemic: a scoping review. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2021; 55: 1-11.

10. FONSECA GS, et al. Da fragmentação à formação interprofissional: proposta de um modelo de estágio supervisionado para a graduação em odontologia. Saúde em Redes, 2017; 3(4): 410-424.

11. GUIMARÃES PPM. Aprendizagem baseada em equipes como estratégia de educação permanente em aleitamento materno. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Ensino em Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Ensino da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020; 87.

12. MATOS EM, et al. Aprendizagem Baseada em Equipes no Ensino Odontológico: O que Pensam os Estudantes. Revista da ABENO, 2019; 19(4): 91-101.

13. MEDEIROS ER, et al. Ações executadas no Programa Saúde na Escola e seus fatores associados. Avances en Enfermería, 2021; 30(2): 167-177.

14. MELO LMLL, et al. A Construção de uma agenda de gestão compartilhada para a reorganização da demanda em saúde bucal. Ciência Plural, 2016; 2(1): 42-55.

15. MORETTI MMS, BARCELLOS RA. Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial. Research, Society and Development, 2020; 9(8): 1-11.

16. OLIVEIRA BLCA, et al. Team-Based Learning como Forma de Aprendizagem Colaborativa e Sala de Aula Invertida com Centralidade nos Estudantes no Processo Ensino-Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, 2018; 42(4): 86-95.

17. OMS. Gabinete da Rede de Profissões de Saúde. Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. Genebra: Organização Mundial da Saúde, 2010; 64.

18. PASSOS JA, et al. Oficina de sensibilização e instrumentalização para Atenção Primária à Saúde Mental na gestação e puerpério. Com. Ciências Saúde, 2020; 31(2): 117-128.

19. PRALON JA, et al. Permanent health education: an integrative review of literature. Research, Society and Development, 2021; 10(14): e355101422015.

20. RIBEIRO AA, et al. Interprofissionalidade na Atenção Primária: Intencionalidades das Equipes versus Realidade do Processo de Trabalho. Escola Anna Nery, 2022; 26: e20210141.

21. ROSSIT RAS, et al. Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos. Interface Comunicação Saúde Educação, 2018; 22: 1399-1410.

22. SCHLICKMANN MHS, et al. Cultura organizacional e características do planejamento em centros de saúde. Revista de Enfermagem UFPE, 2022; 16(1): 1-13.

23. SILVA FILHO AM. Sobre a análise SWOT para planejamento e gestão de projetos. Revista Espaço Acadêmico, 2015; 14(169): 53-57.

24. SOUZA SV, ROSSIT RAS. Dilemas e perspectivas dos recursos humanos em saúde no contexto da pandemia. Enfermagem em Foco, 2020; 11(1): 68-73.

25. TEIXEIRA CFS, et al. A saúde dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, 2020; 25(9): 3465-3474.

26. TOMPSEN NN, et al. Educação interprofissional na graduação em Odontologia: experiências curriculares e disponibilidade dos estudantes. Revista Odontológica da UNESP, 2018; 47(5): 309-80.

27. VENDRUSCOLO C, et al. Implicação do Processo de Formação e Educação Permanente para Atuação Interprofissional. Revista Brasileira de Enfermagem, 2020; 73(2): e20180359.