Educação permanente em interprofissionalidade e prática colaborativa na Atenção Básica
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Resumo
Objetivo: Descrever uma experiência de Educação Permanente Saúde (EPS) em interprofissionalidade e prática colaborativa desenvolvida em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), fundamentada na metodologia da problematização. Relato de experiência: As práticas educativas tiveram como público-alvo os profissionais de saúde da referida UBS, constituindo-se de: roda de conversa, oficina de Aprendizagem Baseada em Equipe e oficina de sensibilização. Após realização, foi perceptível o despertamento para necessidade de aprimoramento da Educação Interprofissional entre os profissionais, sensibilização acerca das oportunidades de atuação, além de adoção de práticas colaborativas como: Programa Saúde na Escola, planejamento coletivo e agenda compartilhada. Considerações finais: A metodologia da problematização aplicada na EPS possibilitou troca de saberes, compartilhamento de experiências, identificação de pontos-chave e desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo pelos participantes. Desse modo, espera-se que se alcance a ampliação de benefícios no contexto da atenção básica, como: aperfeiçoamento do trabalho em equipe e melhoria da atenção integral à saúde dos usuários.
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