Fatores associados aos transtornos mentais comuns em professores do ensino fundamental

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Beatriz Roberta Mingarelli de Lima
Vanessa da Silva Cajango Camargo de Oliveira
Ediálida Costa Santos
Raymara Melo de Sousa
Marília Duarte Valim

Resumo

Objetivo: Identificar a prevalência de transtornos mentais comuns e avaliar os fatores socioeconômicos, de situação funcional, do ambiente e organização do trabalho associados aos transtornos mentais comuns em professores do ensino fundamental da rede municipal de Cuiabá, MT.  Métodos: Estudo transversal com dados secundários, provenientes de pesquisa realizada em 2017. Na seleção da amostra foi utilizada a amostragem probabilística estratificada e foi analisado o questionário “Condição de Produção Vocal do Professor” e o “Self Reporting Questionnaire”. Foram realizadas estatísticas descritivas e inferenciais, e aplicado um modelo de regressão múltipla de Poisson com intervalo de confiança de 95%. Resultados: Participaram 326 professores, com predominância de mulheres com média de idade de 43 anos. Os dados evidenciaram associação de transtorno mental comuns com jornadas longas, pouca autonomia, carregar peso, levar trabalho para casa e ter a percepção que o trabalho causa prejuízo à própria saúde como fatores associados ao desfecho. Conclusão: Existe elevada prevalência de transtornos mentais comuns em professores do ensino fundamental que estão associados a vários fatores relacionados a situação funcional, organização e condições do trabalho.

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Como Citar
LimaB. R. M. de, OliveiraV. da S. C. C. de, SantosE. C., SousaR. M. de, & ValimM. D. (2024). Fatores associados aos transtornos mentais comuns em professores do ensino fundamental. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(8), e15374. https://doi.org/10.25248/reas.e15374.2024
Seção
Artigos Originais

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