Modelo didático de zigoto e período de clivagem de peixe-zebra (Danio rerio) que atende estudantes normovisuais e com deficiência visual

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Emilly Vitoria Leonardo da Silva
Pabyton Gonçalves Cadena
Marilia Ribeiro Sales Cadena

Resumo

Objetivo: Realizar monitoramento tecnológico de patentes sobre modelos didáticos de embriologia, elaborar modelo didático palpável em 3D de zigoto e embrião de Danio rerio (peixe-zebra) nas fases iniciais de clivagem e realizar validação. Métodos: O monitoramento tecnológico foi realizado na base de dados Lens (lens.org) para o código G09B. Em seguida, o modelo didático foi desenhado em 3D no Software Blender® v 3.0.1, fatiado utilizando o Software Prusa® e impresso em impressora 3D. Por último, foi realizada a pré-validação (com uma especialista) e a validação, seguindo escala Likert e método do cálculo do índice de validade de conteúdo (IVC), do modelo didático com 5 juízes avaliadores. Resultados: Não existem patentes de modelo didático inclusivo sobre zigoto e período de clivagem de peixe-zebra, o modelo didático foi desenvolvido e validado com todos os itens apresentando IVC igual a 1. Conclusão: O modelo didático elaborado tem potencial inovador, bem como amplia e auxilia o ensino-aprendizagem de embriologia de alunos normovisuais e com deficiência visual.

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Como Citar
SilvaE. V. L. da, CadenaP. G., & CadenaM. R. S. (2024). Modelo didático de zigoto e período de clivagem de peixe-zebra (Danio rerio) que atende estudantes normovisuais e com deficiência visual. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(6), e15472. https://doi.org/10.25248/reas.e15472.2024
Seção
Artigos Originais

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