Potencialidades e desafios da tutoria clínica do Programa Médicos pelo Brasil
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Resumo
Objetivo: Relatar a experiência da tutoria clínica vivenciada pelos médicos bolsistas e uma tutora do Programa Médicos pelo Brasil, obtida através das práticas em uma unidade de saúde de uma capital do nordeste brasileiro. Relato de experiência: O Programa Médicos pelo Brasil conta com a tutoria clínica como um recurso pedagógico para o aperfeiçoamento profissional dos médicos bolsistas, através do qual os estudantes se deslocam até as unidades de saúde dos seus tutores para realizar atendimentos supervisionados, tirar dúvidas e discutir casos clínicos. Neste relato, observou-se que a tutoria clínica serviu para aperfeiçoar as competências dos médicos bolsistas por meio de encontros presenciais e também de encontros remotos, que passaram a fazer parte da rotina desses médicos de família e comunidade em formação. No entanto, a tutoria clínica também encontrou desafios que precisaram ser considerados e colocados em discussão pela tutora e seus bolsistas, visando um aprendizado mútuo e de qualidade. Considerações finais: A tutoria clínica é uma estratégia importante dentro do cenário da educação permanente em saúde e deve ser incentivada, uma vez que contribui para a formação de médicos aptos a trabalharem na Atenção Primária à Saúde e capazes de gerar respostas positivas às necessidades da população.
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