Atuação da fisioterapia na aplicação do pilates solo como estratégia de prevenção de alterações posturais em escolares da rede pública

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Daphne Teodosio de Arruda
Miriam Eloana Lopes Bacelar
Daliane Ferreira Marinho
Eliane Ferreira Marinho Rebelo
Yana Bernarde Sá
Thiago Pereira Lemos
Danilo Reis Barbosa
Alex Ripardo da Silva
Larissa de Moura Barbosa
Davi Silva de Sousa

Resumo

Objetivo: Difundir os benefícios da prática do pilates solo em ambiente escolar a equipe de educadores e aos alunos do ensino fundamental II e ensino médio. A fim de combater o sedentarismo e prevenir alterações físicas relacionadas a postura e ao desenvolvimento corporal, como equilíbrio, força e propriocepção, mas principalmente na prevenção de alterações do eixo da coluna vertebral. Relato de experiencia: A atividade de pilates solo foi oferecida aos alunos dentro de duas escolas do sistema público de ensino, em uma cidade no oeste do estado do Pará, no horário das aulas de educação física durante uma semana. Durante a semana de aplicação do projeto de extensão foi desenvolvida a atividade com os estudantes na seguinte dinâmica: em formato de aula prática, com uma explicação breve sobre o método pilates, seu histórico e princípios, seguido da aplicação da sequência de exercícios do protocolo de solo, adaptados ao contexto escolar e ao condicionamento atual do público de alunos. Considerações finais: O estudo abordou as vivências dos estudantes envolvidos, com a propagação dos exercícios do pilates solo, visando o combate ao sedentarismo e alterações posturais. Destaca-se que o período de atendimentos desempenhou um papel significativo no aprimoramento acadêmico dos universitários envolvidos.

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Como Citar
ArrudaD. T. de, BacelarM. E. L., MarinhoD. F., RebeloE. F. M., SáY. B., LemosT. P., BarbosaD. R., SilvaA. R. da, BarbosaL. de M., & SousaD. S. de. (2024). Atuação da fisioterapia na aplicação do pilates solo como estratégia de prevenção de alterações posturais em escolares da rede pública. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(6), e15556. https://doi.org/10.25248/reas.e15556.2024
Seção
Relatos de Experiência

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