O uso das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) em acadêmicos do curso de medicina

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Geovanna Oliveira Silva
Ana Flávia Nascimento dos Santos
Lázara Gabriela Oliveira Silva
Camila Lima Martins
Samantha Ferreira da Costa Moreira

Resumo

Objetivo: Compreender a influência e os benefícios das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) em estudantes de medicina por meio de uma revisão narrativa, analisando artigos com tal temática entre os anos de 2019 e 2023. Revisão bibliográfica: As PICS no contexto de saúde se destacam por sua relação terapêutica com os conhecimentos tradicionais, os quais são voltados para a prevenção, tratamento e reabilitação de doenças. No Brasil, as PICS são oferecidas em diferentes níveis de atenção à saúde, mas principalmente na Atenção Básica, sendo as mais comuns a acupuntura, a aromaterapia e a musicoterapia. Nessa perspectiva, as terapias complementares contribuem para a prevenção de diversas doenças, como a depressão e a ansiedade, que são transtornos mentais comuns em acadêmicos do curso de medicina e que trazem impactos na qualidade de vida e no desenvolvimento estudantil desse público, além da redução da medicalização e a promoção da saúde. Considerações finais: A integração de práticas integrativas e complementares no ambiente acadêmico de medicina é fundamental para enfrentar os desafios relacionados aos transtornos mentais. Essas práticas oferecem uma abordagem holística e preventiva, promovendo resiliência emocional, equilíbrio e redução do estresse acadêmico, contribuir para o bem-estar e para o autocontrole dos futuros profissionais da saúde.

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Como Citar
SilvaG. O., SantosA. F. N. dos, SilvaL. G. O., MartinsC. L., & MoreiraS. F. da C. (2024). O uso das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) em acadêmicos do curso de medicina. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(6), e15615. https://doi.org/10.25248/reas.e15615.2024
Seção
Revisão Bibliográfica

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