Práticas de gestantes soropositivas para HIV sobre o autocuidado: Construção de Tecnologia Educacional em Saúde

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Jeane Rodrigues Miranda Serrão
Ivonete Vieira Pereira Peixoto
Camilla Cristina Lisboa do Nascimento
Analu Miranda Serrão
Monica Custodia Abreu Pamplona

Resumo

Objetivo: Construir uma tecnologia educacional em saúde para gestantes soropositivas para HIV. Métodos: Estudo descritivo, de natureza qualitativa, do tipo pesquisa participante. Participaram do grupo focal 10 gestantes com HIV. Após a dinâmica do grupo focal, foram analisados os depoimentos das mesmas e construído uma tecnologia educacional contendo os principais questionamentos das participantes e respostas com referencias de estudos realizados pelo Ministério da Saúde. Resultados: Com a metodologia realizada, foi possível construir como produto um vídeo educativo denominado “A gravidez em mulheres com HIV: vamos falar sobre?”. Sobre os questionamentos delas, foi possível destacar que elas não sabiam como realizar o autocuidado de forma correta e que apresentam medo perante o estigma contido na doença. Conclusão: A elaboração de ferramentas educacionais se apresenta como forma de sanear dúvidas e apresenta-se como forma de aumento de vínculo entre o profissional e a usuária.

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Como Citar
SerrãoJ. R. M., PeixotoI. V. P., Cristina Lisboa do NascimentoC., SerrãoA. M., & Abreu PamplonaM. C. (2020). Práticas de gestantes soropositivas para HIV sobre o autocuidado: Construção de Tecnologia Educacional em Saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (38), e1562. https://doi.org/10.25248/reas.e1562.2020
Seção
Artigos Originais