Manequins de baixo custo para treinamento simulado de punção de acesso venoso central
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Identificar e analisar, através da revisão de literatura, a elaboração de manequins de simulação de baixo custo para a técnica de acesso venoso central. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed. Foram utilizados os descritores: Treinamento por simulação, Tecnologia de baixo custo, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Cateteres venosos centrais e Simulação de paciente. Foi identificado um total de 522 artigos e, após avaliação, incluídos 6 artigos. Resultados: Todos os autores descrevem o sucesso didático dos novos manequins acessíveis desenvolvidos dentro dos respectivos públicos-alvo de cada estudo, garantindo confiança técnica, segurança ao paciente e redução dos custos. Alguns modelos foram descritos como úteis, realistas e essenciais para o treinamento antes da realização do procedimento em pacientes reais. Considerações finais: Apesar da evidente utilidade dos manequins de simulação de baixo custo, poucos são os estudos que descrevem o desenvolvimento e a aplicação desses modelos, portanto, a presente pesquisa reforça a necessidade de pesquisas mais robustas acerca da temática, garantindo treinamento médico por meio da inovação tecnológica inclusiva.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BERTUOL JVL, et al. Development and application of a swine model for training ultrasonography-guided central venous access. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 2020; 47: e20202530.
3. BRANDÃO CFS, et al. Clinical simulation strategies for knowledge integration relating to initial critical recognition and management of COVID-19 for use within continuing education and health related academia in Brazil: a descriptive study. São Paulo Medical Journal, 2020; 138(5): 385-92.
4. CARVALHO DRS, et al. Simulação em saúde: história e conceitos cognitivos aplicados. International Journal of Health Education, 2021; 5(1): 9-16.
5. CHAPTAL M, et al. Focused cardiac ultrasound: a prospective randomized study of simulator-based training. Journal of the American Society of Echocardiography, 2020; 33(3): 404-406.
6. CUNHA CMQ, et al. Desenvolvimento e aplicação de simulador de baixo custo para treinamento de lavado peritoneal diagnóstico. Revista Médica de Minas Gerais, 2019; (29): e2031.
7. DIAZ MCG, WALSH BM. Telesimulation‐ based education during COVID‐ 19. The Clinical Teacher, 2020; 18(2): 121- 125.
8. GUARANA CVPS, et al. Avaliação da Competência de Estudantes de Medicina em Identificar Riscos à Segurança do Paciente através de Simulação. Revista Brasileira de Educação Médica, 2020; 43 (1 suppl 1).
9. HAUGLUM SD, et al. Evaluation of a low-cost, high-fidelity animal model to train graduate advanced practice nursing students in the performance of ultrasound-guided central line catheter insertion. Simulation in Healthcare, 2018; 13(5): 341-347.
10. IDIL H, KILIC TY. Comparison of Ultrasound-Guided Central Venous Catheter Placement Techniques Using an Easily Made Simulator Model. Prehospital and Disaster Medicine, 2021; 36(3): 301-305.
11. JAMSHIDI R. Central venous catheters: Indications, techniques, and complications. In: Seminars in pediatric surgery, 2019; 28(1): 26-32.
12. KANEKO RMU, LOPES, MHBM. Realistic health care simulation scenario: what is relevant for its design? Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2019; 53: e03453.
13. LEE SU, et al. Novel Simulation Model That Realizes Arterial and Venous Blood Flow for Ultrasound-Guided Central Venous Catheter Insertion in Children. IEEE Journal of Translational Engineering in Health and Medicine, 2021; 9: 1-5.
14. LIU Y, et al. A new inexpensive ultrasound-guided central venous catheterization simulation model. BMC Medical Education, 2023; 23(1): e106.
15. MARTINS FSL, et al. Telessimulação na área da saúde: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(3): e9884.
16. MAY BJ, et al. Tools for simulation; low budget and no budget. Techniques in Vascular and Interventional Radiology, 2019; 22(1): 3-6.
17. MENDES KDS, et al. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, 2008; 17(4): p.758-764.
18. MESQUITA DAK, et al. The old one technique in a new style: developing procedural skills in paracentesis in a low-cost simulator model. Arquivos de Gastroenterologia, 2018; 55(4): p.375-379.
19. OKUTUBO FA. Central venous cannulation: how to do it. British Journal of Hospital Medicine, 1997; 57(8): p. 368-370.
20. PINTO LOAD, et al. Portable model for vasectomy reversal training. International Brazilian Journal of Urology, 2019; 45(5): p.1013-1019.
21. RAMONELL RP, et al. Longitudinal trends using a point-of-care gelatin-based model for ultrasound-guided central venous catheter insertion. Medical Education Online, 2021; 26(1): e1924350.
22. SILVEIRA BWM, et al. Montagem e uso de simulador de paracentese de baixo custo-aplicabilidade no ensino de punção e drenagem de ascite. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 2022; 49: e20223099.
23. SO HY, et al. Simulation in medical education. Journal of the Royal College of Physicians of Edinburgh, 2019; 49(1): 52-57.
24. SOFFLER MI, et al. Central venous catheterization training: current perspectives on the role of simulation. Advances in Medical Education and Practice, 2018; 9: 395-403.
25. WHITTEMORE R, KNAFL K. The integrative review: updated methodology. Journal of Advanced Nursing, 2005; 52(5): 546-553.
26. YAMANE MT, et al. Simulação realística como ferramenta de ensino na saúde: uma revisão integrativa. Revista Espaço para a Saúde, 2019; 20(1): 87-112.
27. ZHANG Z, et al. Clinical practice guidelines for the management of central venous catheter for critically ill patients. Journal of Emergency and Critical Care Medicine, 2018; 2(5): e1021037.