A importância da relação médico paciente na Unidade de Pronto-Socorro
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Resumo
Objetivo: Evidenciar a perspectiva e vivência de acadêmicos de medicina sobre a construção da relação médico-paciente (RMP) nos atendimentos de Pronto Socorro e sugerir melhorias. Relato de experiencia: O acadêmico de medicina enfrenta diversas realidades em diferentes esferas propostas pelo ambiente universitário. Locais propícios para auxiliar na formação médica e formar opiniões críticas à diversas situações. Nota-se que no ambiente de Pronto Socorro, fatores intrínsecos e extrínsecos interferem diretamente na qualidade do atendimento médico. Constata-se que a hostilidade presente em algumas consultas afetam de maneira negativa uma das principais bases para a construção da RMP e, com isso, pode gerar desfechos inapropriados. Assim, é fundamental identificar os obstáculos e reduzi-los para um atendimento e desfecho mais adequado e satisfatório. Considerações finais: A habilidade de comunicação é fundamental para a criação do elo com o paciente em um momento tão singular. Logo, o profissional deve zelar por contribuir positivamente a RMP e atenuar os fatores negativos, a fim de garantir o resultado adequado.
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