Tecnologia educacional voltada para o doador de sangue na triagem clínica

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Yasmim Ferreira da Silva
Rubenilson Caldas Valois
Ana Amélia de Freitas Gonçalves
Luciana Souza Miranda Leal
Maria de Nazaré da Silva Braga
Marluce Gonçalves Ramos
Francisco Ocian de Araújo Junior
Marcia Helena Machado Nascimento

Resumo

Objetivo: Construir uma tecnologia educativa voltada para os doadores de sangue acerca dos principais motivos de inaptidão durante a triagem clínica. Métodos: Estudo metodológico, qualitativo descritivo desenvolvido entre julho e dezembro de 2020, em um Hemocentro do Pará, Brasil. Realizado em duas etapas: pesquisa de campo e construção da tecnologia educativa. Para análise da etapa qualitativa foi utilizado o software Iramuteq além dos softwares Powtoon Web e Quik versão Android para a construção da tecnologia educativa. Resultados: A partir de uma metodologia qualitativa foi possível à construção de uma tecnologia em formato de vídeo educativo para que pudesse mediar o processo educativo auxiliando na redução dos índices de doadores inaptos na triagem clínica visando aumentar a captação de doadores aptos para o hemocentro. Conclusão: A construção da tecnologia educativa foi alcançada mediante as três etapas finalizadas sendo de fundamental importância para a área da hemoterapia, já que é um instrumento que poderá proporcionar um maior número de doadores aptos para os hemocentros.   

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Como Citar
SilvaY. F. da, ValoisR. C., GonçalvesA. A. de F., LealL. S. M., BragaM. de N. da S., RamosM. G., Araújo JuniorF. O. de, & NascimentoM. H. M. (2024). Tecnologia educacional voltada para o doador de sangue na triagem clínica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(8), e15820. https://doi.org/10.25248/reas.e15820.2024
Seção
Artigos Originais

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