Pandemia da saúde mental: atuação do CAPS frente ao aumento da demanda de transtornos mentais na emergência da COVID-19
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Resumo
Objetivo: (Re)conhecer a atuação do CAPS no atendimento aos pacientes com transtornos mentais e como lidou com o aumento da demanda de atendimentos durante a pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de estudo qualitativo, cujo instrumento de coleta foi entrevisto semiestruturada após aprovação do Comitê de Ética, com 08 profissionais do sexo masculino e feminino, entre 23 a 45 anos e tempo médio de atuação de 2,5 anos. Foram colhidas informações de profissão e experiências durante a pandemia, os desafios para a organização do serviço até os sentimentos experienciados. Os resultados foram organizados no Microsoft word e Excel, e análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Foi possível observar que a pandemia se configurou desafio para os profissionais, demonstraram grande enfrentamento e tomada de decisão na assistência diante dos impasses da crise. Nota-se organização, acionamento de outros serviços em grandes demandas, prevenindo aglomerações, evidenciando que o CAPS seguiu recomendações sanitárias e não interferiu na assistência e necessidade particular dos pacientes. Considerações finais: É importante contribuir para elucidar a importância do CAPS e equipes, incentivando a realização de estudos em saúde mental e aperfeiçoamento dos equipamentos disponíveis na saúde pública, cooperando no atendimento dos indivíduos com transtornos mentais, também diante de crises sanitárias.
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