Influência do estilo de vida no desempenho acadêmico em estudantes de medicina do ciclo básico
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Resumo
Objetivo: Investigar a influência do estilo de vida no desempenho acadêmico de estudantes de medicina do ciclo básico. Métodos: O estudo envolveu a aplicação de dois instrumentos a 51 estudantes de medicina, visando identificar a função cognitiva e hábitos de vida, bem como o nível de atividade física por meio de um questionário internacional. Resultados: Não houve correlações diretas entre função cognitiva e atividade física. Identificou-se uma correlação significativa entre a idade dos participantes e a média de acertos na Avaliação Cognitiva Dissertativa (ACD) (r=0,4, p=0,01), dias de estudo extracurricular e média de acertos no ACD (r=0,4, p=0,006), horas de estudo extraclasse e média de acertos no ACD (r=0,4, p=0,006), e entre horas de sono e dias de consumo de álcool no mês (r=-0,6, p=0,000). Conclusão: Os achados sugerem que estudantes mais velhos e que dedicam mais tempo a estudos fora da sala de aula apresentam melhor desempenho acadêmico. Além disso, um estilo de vida com maior frequência de consumo de álcool está associado a uma redução nas horas de sono. Estes elementos são fundamentais para entender e melhorar as estratégias de aprendizado e bem-estar dos estudantes de medicina.
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