Ações educativas em saúde bucal com crianças com câncer: relato de experiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar ações de educação em saúde bucal desenvolvidas em uma instituição de apoio a crianças e adolescente portadores de câncer em um município da Amazônia brasileira. Relato de experiência: estudo descritivo do tipo relato de experiência que consistiu na utilização de metodologia ativa (Metodologia da Problematização através do Arco de Marguerez). As atividades privilegiaram estratégias lúdicas, valorizando a experiência dos participantes, visando a incorporação de hábitos saudáveis diante de situações críticas de saúde e de morbidade bucal. Em que pese as dificuldades individuais no enfrentamento da neoplasia maligna, mudanças importantes de comportamento para a adoção de práticas adequadas de autocuidado foram desenvolvidas no sentido de entender o significado desses cuidados no contexto geral de saúde e incorporá-los em sua rotina. Considerações finais: Práticas de educação em saúde para grupos de alta vulnerabilidade devem valorizar estratégias que envolvam a participação efetiva. Nestas condições, o incentivo ao autocuidado e a compreensão da relação de causa e efeito que envolvem os determinantes de morbidade são relevantes. Realizar tudo isso em atmosfera agradável, permite o envolvimento e a compreensão de que prevenir comorbidades é concorrer para promoção em saúde, mesmo em condições gerais pouco satisfatórias.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.