Problemas visuais em crianças e o aprendizado escolar

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Ananda Moraes Manda
Karla Michelle Salvino Gadelha
Régia Emanuely de Sousa Cunha
Adriano Flávio Santos Gonçalves Filho
Amanda Virgínia Nunes de Oliveira
Naiana Maria de Souza Santos
Rayla Maria Pontes Guimarães Costa

Resumo

Objetivo: Analisar as evidências científicas acerca da maneira como os problemas visuais em crianças interferem em seu aprendizado escolar. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa com artigos originais indexados nas bases de dados Lilacs, Medline e Web of Science, no recorte temporal de 2013 a 2023, mediante os descritores DeCS/MeSH: “Crianças”, “Distúrbios visuais” e “Deficiências da aprendizagem”, com os seus correspondentes em inglês e espanhol. A questão norteadora, de acordo com o método PICo, foi: “Como os problemas visuais em crianças interferem no aprendizado escolar?”. Para a extração e síntese das informações, aplicou-se um instrumento adaptado do formulário da Red de Enfermería en Salud Ocupacional. Resultados: A amostra final foi composta de 13 artigos. A análise mostra que a ocorrência de deficiências visuais é um fator desencadeante de uma série de problemas capazes de impor dificuldades na assimilação de novos aprendizados, sendo temas recorrentes: dificuldades na leitura, desatenção, interação e orientação, preconceito e exclusão. Considerações finais: O prejuízo acarretado pelas deficiências visuais na aprendizagem enfatiza a indispensabilidade de programas de saúde oftalmológica nas escolas, buscando a maior integração da criança com problemas visuais nas salas de aula.

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Como Citar
MandaA. M., GadelhaK. M. S., CunhaR. E. de S., Gonçalves FilhoA. F. S., OliveiraA. V. N. de, SantosN. M. de S., & CostaR. M. P. G. (2024). Problemas visuais em crianças e o aprendizado escolar. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(9), e16021. https://doi.org/10.25248/reas.e16021.2024
Seção
Revisão Bibliográfica

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