Problemas visuais em crianças e o aprendizado escolar
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Resumo
Objetivo: Analisar as evidências científicas acerca da maneira como os problemas visuais em crianças interferem em seu aprendizado escolar. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa com artigos originais indexados nas bases de dados Lilacs, Medline e Web of Science, no recorte temporal de 2013 a 2023, mediante os descritores DeCS/MeSH: “Crianças”, “Distúrbios visuais” e “Deficiências da aprendizagem”, com os seus correspondentes em inglês e espanhol. A questão norteadora, de acordo com o método PICo, foi: “Como os problemas visuais em crianças interferem no aprendizado escolar?”. Para a extração e síntese das informações, aplicou-se um instrumento adaptado do formulário da Red de Enfermería en Salud Ocupacional. Resultados: A amostra final foi composta de 13 artigos. A análise mostra que a ocorrência de deficiências visuais é um fator desencadeante de uma série de problemas capazes de impor dificuldades na assimilação de novos aprendizados, sendo temas recorrentes: dificuldades na leitura, desatenção, interação e orientação, preconceito e exclusão. Considerações finais: O prejuízo acarretado pelas deficiências visuais na aprendizagem enfatiza a indispensabilidade de programas de saúde oftalmológica nas escolas, buscando a maior integração da criança com problemas visuais nas salas de aula.
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