Influência das fases do ciclo menstrual sobre o processamento e a memória
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Avaliar a influência das fases do ciclo menstrual sobre o processamento da atenção e da memória de estudantes universitárias com idade entre 20 e 26 anos. Métodos: Trata-se de um estudo realizado com 76 universitárias com ciclo menstrual regular. As participantes foram divididas em quatro grupos relativos às quatro fases do ciclo menstrual e foram submetidas aos testes de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey, Figuras Complexas de Rey e Atenção. Resultados: Os resultados demonstraram diferenças importantes entre os grupos. O grupo da fase menstrual apresentou um desempenho, significativamente, melhor do que o grupo da fase ovulatória no teste de Figuras Complexas de Rey. Isto demonstra que, provavelmente, foram as alterações hormonais advindas das diferentes fases do ciclo que caracterizaram as diferenças. Conclusão: Esses resultados nos permitem inferir que a diminuição dos níveis plasmáticos de estrógeno tem um papel benéfico de melhorar de forma significante e seletiva os processos de armazenamento da memória visual. Assim, este artigo pode ajudar a entender o papel dos esteróides sexuais no funcionamento neuropsicológico, particularmente sobre a relação entre o estrogênio e os mecanismos de memória.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BELLINI E, et al. A utilização do Teste de Atenção Concentrada (AC) para a população infanto-juvenil: uma contribuição para a avaliação neuropsicológica, 2016; 33(100): 37-49.
3. BUCHIN ZL e MULLIGAN NW. Divided attention and the encoding effects of retrieval. Q J Exp Psychol (Hove), 2019; 72(10): 2474-2494.
4. CHALKIDOU A, et al. The Comparative Study of the Administration of the Combination Preparation of Isoflavones and Hyaluronic Acid in Menopausal Women for the Treatment of the Symptoms of Menopause, Urogenital Atrophy and Oteoporosis in Relation to Existing Hormone Replacement Therapies. Mater Sociomed., 2023; 35(3): 206-214.
5. COHEN ZZ, et al. Attentional networks during the menstrual cycle. Behav Brain Res. 2022; 425(3): 113817.
6. COTTA MF, et al. O Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT) no diagnóstico diferencial do envelhecimento cognitivo normal e patológico. Contextos Clínicos, 2012; 5(1): 10-25.
7. FILHO JMN. Depressão no período periparto: rastreio em mulheres primíparas de alto risco - análise de fatores hormonais, clínicos e epidemiológicos. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Instituto do Cérebro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020; 82.
8. FERREIRA S, et al. Alterações hormonais durante o ciclo menstrual e a síndrome pré-menstrual. Pesquisa e Educação a Distância, 2018; 11.
9. FONSECA V. Papel das funções cognitivas, conativas e executivas na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, 2014; 31(96): 236-253.
10. GUYTON AC e HALL JE. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017; 13: 1176.
11. KNOTT LM e SHAH D. The effect of limited attention and delay on negative arousing false memories. Cogn Emot., 2019; 33(7): 1472-1480.
12. KOEN JD, et al. The Relationship between Age, Neural Differentiation, and Memory Performance. J Neurosci., 2019; 39(1): 149-162.
13. LU Q e HU S. Sex differences of oxytocin and vasopressin in social behaviors. Handb Clin Neurol, 2021; 180: 65-88.
14. LIM YI e PRATT J. The interaction of internal and external attention. Atten Percept Psychophys, 2023; 85(1): 52-63.
15. LEENERS B, et al. Lack of associations between female hormone levels and visuospatial working memory, divided attention and cognitive bias across two consecutive menstrual cycles. Frontiers in Behavioral Neuroscience, 2017; 11: 1-10.
16. MALLOY-DINIZ LF, et al. O teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey: normas para uma população 88 Brasileira. Revista Brasileira de Neurologia, 2000; 36: 79-83.
17. MIHALJ M, et al. Basic cognitive functions across the menstrual cycle in a controlled female cohort. Medicinski Glasnik: Official Publication of the Medical Association of Zenica-Doboj Canton, Bosnia and Herzegovina, 2014; 11(1): 177-185.
18. MOURA LT e SILVA KPM. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e as práticas pedagógicas em sala de aula. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; 22(22): e216.
19. MORGAN KN, et al. Cognitive Changes with Reproductive Aging, Perimenopause, and Menopause. Obstetric Gynecol Clin North Am., 2018; 45: 751-63.
20. PETERSON C. What is your earliest memory? It depends. Memory. 2021; 29(6): 811-822.
21. PERAGINE D, et al. Sex difference or hormonal difference in mental rotation? The influence of ovarian milieu. Psychoneuroendocrinology, 2020; 115: 104488.
22. PLETZER B, et al. Sex and menstrual cycle influences on three aspects of attention. Physiology and Behavior, 2017; 179: 384-390.
23. ROBERTS B, et al. Reproductive steroids and ADHD symptoms across the menstrual cycle. Psychoneuroendocrinology, 2018; 88: 105-114.
24. SELLERS K, et al. Molecular signature of rapid estrogen regulation of synaptic connectivity and cognition. Front Neuroendocrinol, 2015; 36: 72-89.