Abordagem de temáticas para gerenciamento de consultório odontológico em cursos de graduação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luiz Carlos Costa Madeira Alves
Isadora Maria Paiva Simplício
Maria Clara Lima Barbosa Cardoso
Joana Lia Freitas Furtado
Camille de Sousa Veloso
Bryany Angélica Nobre Lins
Teresa Raquel Alexandrino Gomes
Karyne Barreto Gonçalves Marques
Dulce Maria de Lucena Aguiar
Paulo Leonardo Ponte Marques

Resumo

Objetivo: Definir as temáticas necessárias para o gerenciamento de consultório odontológico, como competências comportamentais e cognitivas, que são abordadas e elaboradas no setor da gestão de consultório, nos cursos de graduação em Odontologia, no Brasil. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, que foram avaliados artigos científicos indexados nas bases de dados Scielo e PubMed, em portuguesa e inglesa. Resultados: Um total de 89 publicações foram encontradas nas bases de dados. Após leitura do título e do resumo, 74 artigos foram excluídos, sendo escolhidos 8 artigos para compor a revisão. A falta de conhecimento nos assuntos administrativos faz com que os cirurgiões-dentistas passem a atuar com decisões intuitivas e aleatórias, tornando o planejamento emergente e não estratégico. Uma das alternativas para atrair e fidelizar clientes é através do marketing em odontologia. Dois desses métodos utilizados ocorrem através de divulgação e propagandas, desde que respeitem o código de ética odontológico. Considerações finais: Portanto, os temas como empreendedorismo, administração e marketing na odontologia precisam ser abordados na graduação para que o aluno esteja preparado para abrir o seu próprio consultório e saiba permanecer no mercado diante da concorrência. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AlvesL. C. C. M., SimplícioI. M. P., CardosoM. C. L. B., FurtadoJ. L. F., VelosoC. de S., LinsB. A. N., GomesT. R. A., MarquesK. B. G., AguiarD. M. de L., & MarquesP. L. P. (2024). Abordagem de temáticas para gerenciamento de consultório odontológico em cursos de graduação. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(8), e16068. https://doi.org/10.25248/reas.e16068.2024
Seção
Revisão Bibliográfica

Referências

1. ALVES JB. Marketing de serviços frente às novas tecnologias e a nova odontologia BSB. Dissertação (Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, 2017; 100p.

2. ANDRADE JM. Odontologia e empreendedorismo: o perfil do cliente, BA. Dissertação (Trabalho de conclusão) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. 2014.

3. ARCIER NM, et al. A importância do marketing odontológico para enfrentar um mercado competitivo. Revista Odontológica Araçatuba, 2008, 1(29): 13-9.

4. BELTRAMI E. Gestão financeira de consultórios odontológicos, PR. Dissertação (Monografia) – Universidade Tuiuti do Paraná, 2003.

5. BIASE JB. Planejamento Estratégico na Odontologia. Dissertação (Graduação em odontologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina. 2014; 85p.

6. COSTA RM, et al. Odontoclínica: simulação de gestão em clínica odontológica em um curso de Graduação em Odontologia. Revista da ABENO, 2015; 1(15): 77-85.

7. DORIS G e MIRELLE F. The relationship between specialized and technical work: the case of orthodontics from the perspective of amplified clinical bioethics. Interface, 2018; 22(67): 1111-22.

8. DIOMEDE AM, et al. Entrepreneursh ip and management, what is the Dental student's access to administrative tools? Research, Society and Development, 2020; 9(8).

9. 9.DOS SANTOS LF. Estratégias de marketing na odontologia: A percepção do cirurgião dentista e/ou responsáveis técnicos, BA. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Maria Milza, Governador Mangabeira, 2019.43p.

10. D’ASSUNÇÃO FLC, et al. Knowledge of leadership a management: pilot study of students perceptions of a dentistry course at a university in Brazil. Revista ABENO, 2015; 15(2): 28-37.

11. FERREIRA N, et al. Mercado de trabalho na Odontologia: contextualização e perspectivas. Revista de Odontologia da UNESP, 2013; 4(42): 304-309.

12. GUSTAVO B, et al. Perfil empreendedor dos estudantes de odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista da ABENO, 2016; 2(16): 77-82.

13. GODIM MM, et al. Graduandos de Odontologia: Motivações e Expectativas Profissionais. Braz. J. Develop. 2021; 7(5): 49958-49974.

14. KOTLER P. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. 1ª edição, Rio de Janeiro: Sextante, 2020.

15. LIMEIRA, FIR, et al. O ensino de gestão nos cursos de graduação em Odontologia no Brasil. Revista Abeno, 2018, 18(1): 161-169.

16. MATSUBARA SM. Diretrizes estratégicas para uma clínica odontológica, SP. Dissertação (Mestrado) – Escola politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

17. MENDES HJ, et al. Egressos de curso de odontologia e sua inserção no mercado de trabalho. Saúde.com, 2020, 15(4): 1629-1634.

18. MORITA MC, et al. The unplanned and unequal expansion of Dentistry courses in Brazil from 1856 to 2020. Braz. Oral Res, 2021; 35: e009.

19. PARANHOS LR, et al. Análise do mercado de trabalho odontológico na região Centro-Oeste do Brasil. ROBRAC, 2018; 45(18):48-55.

20. PRICE CT. Implementação do Planejamento Estratégico: Estudo de Caso de Consultório Odontológico, RS. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

21. RÉDUA RB, et al. Gestão financeira, organização e marketing do consultório odontológico. Full Dent. Sci. 2020; 11(44): 7-14.

22. 22.RIBAS MA, et al. O desafio da gestão para profissionais da odontologia. In: XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2010; 1(1):1-13.

23. ROCHA NB e HIGARASHI IH. Ensino da gestão em saúde nos cursos paranaenses de odontologia. Revista ABENO, 2019, 19(3): 78-86.

24. SAN MARTIN AS, et al. Distribuição dos cursos de Odontologia e de cirurgiões-dentistas no Brasil: uma visão do mercado de trabalho. Revista ABENO, 2018; 18(1): 63-7.

25. SÉRGIO AF e VIANA, PFS. Inserção no mercado de trabalho de egressos de um curso de Odontologia do Piauí. Revista Abeno, 2020, 20(2): 147-158.

26. SILVA DP, et al. Percepção clínica, ética e legal de acadêmicos de Odontologia sobre gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Revista Abeno, 2019, 19(3): 113-122.