Abordagem de temáticas para gerenciamento de consultório odontológico em cursos de graduação
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Definir as temáticas necessárias para o gerenciamento de consultório odontológico, como competências comportamentais e cognitivas, que são abordadas e elaboradas no setor da gestão de consultório, nos cursos de graduação em Odontologia, no Brasil. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, que foram avaliados artigos científicos indexados nas bases de dados Scielo e PubMed, em portuguesa e inglesa. Resultados: Um total de 89 publicações foram encontradas nas bases de dados. Após leitura do título e do resumo, 74 artigos foram excluídos, sendo escolhidos 8 artigos para compor a revisão. A falta de conhecimento nos assuntos administrativos faz com que os cirurgiões-dentistas passem a atuar com decisões intuitivas e aleatórias, tornando o planejamento emergente e não estratégico. Uma das alternativas para atrair e fidelizar clientes é através do marketing em odontologia. Dois desses métodos utilizados ocorrem através de divulgação e propagandas, desde que respeitem o código de ética odontológico. Considerações finais: Portanto, os temas como empreendedorismo, administração e marketing na odontologia precisam ser abordados na graduação para que o aluno esteja preparado para abrir o seu próprio consultório e saiba permanecer no mercado diante da concorrência.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ANDRADE JM. Odontologia e empreendedorismo: o perfil do cliente, BA. Dissertação (Trabalho de conclusão) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. 2014.
3. ARCIER NM, et al. A importância do marketing odontológico para enfrentar um mercado competitivo. Revista Odontológica Araçatuba, 2008, 1(29): 13-9.
4. BELTRAMI E. Gestão financeira de consultórios odontológicos, PR. Dissertação (Monografia) – Universidade Tuiuti do Paraná, 2003.
5. BIASE JB. Planejamento Estratégico na Odontologia. Dissertação (Graduação em odontologia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina. 2014; 85p.
6. COSTA RM, et al. Odontoclínica: simulação de gestão em clínica odontológica em um curso de Graduação em Odontologia. Revista da ABENO, 2015; 1(15): 77-85.
7. DORIS G e MIRELLE F. The relationship between specialized and technical work: the case of orthodontics from the perspective of amplified clinical bioethics. Interface, 2018; 22(67): 1111-22.
8. DIOMEDE AM, et al. Entrepreneursh ip and management, what is the Dental student's access to administrative tools? Research, Society and Development, 2020; 9(8).
9. 9.DOS SANTOS LF. Estratégias de marketing na odontologia: A percepção do cirurgião dentista e/ou responsáveis técnicos, BA. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Maria Milza, Governador Mangabeira, 2019.43p.
10. D’ASSUNÇÃO FLC, et al. Knowledge of leadership a management: pilot study of students perceptions of a dentistry course at a university in Brazil. Revista ABENO, 2015; 15(2): 28-37.
11. FERREIRA N, et al. Mercado de trabalho na Odontologia: contextualização e perspectivas. Revista de Odontologia da UNESP, 2013; 4(42): 304-309.
12. GUSTAVO B, et al. Perfil empreendedor dos estudantes de odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista da ABENO, 2016; 2(16): 77-82.
13. GODIM MM, et al. Graduandos de Odontologia: Motivações e Expectativas Profissionais. Braz. J. Develop. 2021; 7(5): 49958-49974.
14. KOTLER P. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. 1ª edição, Rio de Janeiro: Sextante, 2020.
15. LIMEIRA, FIR, et al. O ensino de gestão nos cursos de graduação em Odontologia no Brasil. Revista Abeno, 2018, 18(1): 161-169.
16. MATSUBARA SM. Diretrizes estratégicas para uma clínica odontológica, SP. Dissertação (Mestrado) – Escola politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
17. MENDES HJ, et al. Egressos de curso de odontologia e sua inserção no mercado de trabalho. Saúde.com, 2020, 15(4): 1629-1634.
18. MORITA MC, et al. The unplanned and unequal expansion of Dentistry courses in Brazil from 1856 to 2020. Braz. Oral Res, 2021; 35: e009.
19. PARANHOS LR, et al. Análise do mercado de trabalho odontológico na região Centro-Oeste do Brasil. ROBRAC, 2018; 45(18):48-55.
20. PRICE CT. Implementação do Planejamento Estratégico: Estudo de Caso de Consultório Odontológico, RS. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.
21. RÉDUA RB, et al. Gestão financeira, organização e marketing do consultório odontológico. Full Dent. Sci. 2020; 11(44): 7-14.
22. 22.RIBAS MA, et al. O desafio da gestão para profissionais da odontologia. In: XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2010; 1(1):1-13.
23. ROCHA NB e HIGARASHI IH. Ensino da gestão em saúde nos cursos paranaenses de odontologia. Revista ABENO, 2019, 19(3): 78-86.
24. SAN MARTIN AS, et al. Distribuição dos cursos de Odontologia e de cirurgiões-dentistas no Brasil: uma visão do mercado de trabalho. Revista ABENO, 2018; 18(1): 63-7.
25. SÉRGIO AF e VIANA, PFS. Inserção no mercado de trabalho de egressos de um curso de Odontologia do Piauí. Revista Abeno, 2020, 20(2): 147-158.
26. SILVA DP, et al. Percepção clínica, ética e legal de acadêmicos de Odontologia sobre gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Revista Abeno, 2019, 19(3): 113-122.