O ensino da medicina na interação professor-aluno
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Examinar publicações sobre a interação professor-aluno na educação médica. Métodos: Revisão sistemática conduzida em cinco etapas: a) formulação da pergunta de pesquisa; b) identificação de estudos relevantes em diversas bases de dados; c) seleção dos estudos; d) organização dos dados; e) resumo e síntese dos resultados. As bases de dados consultadas foram PubMed, Scopus, Web of Science e SciELO, nos anos de 2016 - 2022. A pesquisa foi cadastrada na base internacional PROSPERO (CRD 42020177029). Resultados: Na primeira busca foram encontrados 934 artigos. Após a filtragem de duplicatas, restaram 476 estudos, cujos títulos e resumos foram analisados. Vinte e um artigos permaneceram para análise do texto completo. Destes, 11 estudos foram incluídos nesta revisão por atenderem a todos os critérios de elegibilidade do protocolo proposto. Considerações finais: Não há consenso sobre o que significa interação professor-aluno no ensino da medicina. Os estudantes atribuem grande valor às relações que estabelecem com seus professores, mesmo quando as instituições educacionais utilizam métodos ativos de ensino. O papel do professor como facilitador no processo de aprendizagem fornece uma orientação segura para lidar com o conhecimento que o aluno adquire nesse processo. A interação entre professores e alunos parece mudar significativamente ao longo do curso.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BERNARDO WM, et al. A prática clínica baseada em evidências: parte II - buscando as Evidências em Fontes de Informação. Revista Brasileira de Reumatologia, 2004; 44(6): 403–409.
3. BEZERRA KKS, et al. Metodologias ativas no contexto do ensino médico no Brasil. ID on line Revista de Psicologia, 2020; 14(51): 393-407.
4.DEMIRKAYA PN e BAKKALOĞLU H. Examining the student-teacher relationships of children both with and without special needs in preschool classrooms. Educational Sciences: Theory & Practice, 2015; 15(1): 159-176.
5. EASTON G. How medical teachers use narratives in lectures: a qualitative study. BMC Medical Education, 2016; 16(1): 3.
6. HENRIQUES BL, et al. Four Corners: an educational strategy for learning infectious diseases in medical school. Revista Brasileira de Educação Médica, 2021; 45(3): 1-5.
7. JAYASURIYA-ILLESINGHE V, et al. Role models and teachers: medical students’ perception of teaching-learning methods in clinical settings, a qualitative study from Sri Lanka. BMC Medical Education, 2016; 16(1): 52.
8. KEIFENHEIM KE, et al. Teaching history taking to medical students: a systematic review. BMC Medical Education, 2015; 15(1): 159.
9. KRALOVA E. Ethical issues in the teacher and the student relationship. New Trends and Issues Proceedings on Humanities and Social Sciences, 2018; 5(3): 30-35.
10. KULAYLAT AN, et al. Perceptions of mistreatment among trainees vary at different stages of clinical training. BMC Medical Education, 2017; 17(1): 14.
11. LEVAC D, et al. Scoping studies: advancing the methodology. Implementation Science, 2010; 5(69): 1-9.
12. LI L e YANG S. Exploring the influence of teacher-student interaction on university students’ self-efficacy in the flipped classroom. Journal of Education and Learning, 2021: 10(2): 84.
13. LOW MJW, et al. Cross-sectional study of perceptions of qualities of a good medical teacher among medical students from first to final year. Singapore Medical Journal, 2020; 61(1): 28-33.
14. MACKIN R, et al. The hidden curriculum: A good thing? Cureus, 2019; 11(12): 10-14.
15. MALEKI F, et al. Investigating the influence of teachers’ characteristics on the teacher-student relations from students’ perspective at Ilam University of Medical Sciences. Journal of Clinical and Diagnostic Research, 2017; 11(6): JC04-JC08.
16. MENDES KDS, et al. Revisão Integrativa: Método de pesquisa para incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Revista Texto e Contexto Enferm, 2008; 17(4): 758-764.
17. MENEZES DPF, et al. Peer mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL. Revista Brasileira de Educação Médica, 2021; 45(1): 1-6.
18. QUIN D. Longitudinal and contextual associations between teacher–student relationships and student engagement. Review of Educational Research, 2017; 87(2): 345-387.
19. SCHEI E, et al. Trustingly bewildered. How first-year medical students make sense of their learning experience in a traditional, preclinical curriculum. Medical Education Online, 2018; 23(1): 1500344.
20. SHARMA SK, et al. Dwindling attendance of undergraduate medical students, reasons and possible solutions. Journal of Evolution of Medical and Dental Sciences, 2021; 10(3): 148-152.
21. SILVEIRA GL, et al. “Speed up”! The Influences of the hidden curriculum on the professional identity development of medical students. Health Professions Education, 2019; 5(3): 198-209.
22. TRICCO AC, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Annals of Internal Medicine, 2018: 169(7): 467-473.
23. VERITAS HEALTH INNOVATION. Covidence systematic review. Melbourne, Austrália. Disponível em: www.covidence.org. Acessado em: 30 de outubro de 2023.
24. VOGEL D, et al. Verbal and non-verbal communication skills including empathy during history taking of undergraduate medical students. BMC Medical Education, 2018; 18(1): 157.
25. WEIDMAN JC. Socialization of students in higher education: organizational perspectives. Em: The SAGE Handbook for Research in Education. [s.l.]: SAGE Publications, Inc, 2006; 252-262.
26. YAZDANI S, et al. A comprehensive model of hidden curriculum management in medical education. Journal of Advances in Medical Education & Professionalism, 2019; 7(3): 123-130.