Práticas integrativas e complementares no autocuidado dos profissionais da atenção primária em saúde

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Jailton Gomes Amancio da Silva
Herika de Arruda Mauricio
Afonso Fernandes de Melo
Wellida Lais da Silva Rosendo
Sanmyra Lopes Araújo
Agatha Christie Lima da Paz
Júlia de Souza Simões
Fernanda Caroline Santos Sena
Ana Lethícia Leão Santos
Maria Beatriz Araújo Silva

Resumo

Objetivo: Descrever as atividades de extensão aplicando às Práticas Integrativas e Complementares (PICS) em uma equipe multiprofissional da atenção primária à saúde enfatizando a importância de hábitos saudáveis no ambiente de trabalho. Relato de experiencia: As ações de extensão foram vinculadas ao “Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde: Gestão e Assistência-2022/2023)”. O planejamento teve seu início no segundo semestre de 2022 com a adesão dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Enfermagem, Odontologia e Saúde Coletiva que consistiu em um diagnóstico situacional com o intuito de conhecer o perfil sociodemográfico e de adoecimento dos trabalhadores da atenção básica. As intervenções consistiram no formato de Oficinas de PICS, organizadas em 4 encontros, com a periodicidade de um encontro semanal, conduzida com a abordagem de temáticas consideradas relevantes para a saúde dos trabalhadores. As PICS selecionadas para compor a oficina foram a Fitoterapia e Aromaterapia. Considerações finais: As atividades de extensão com a utilização das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde foram fundamentais para promover a saúde física, emocional e mental dos profissionais da área da saúde. Além disso, fortaleceram o vínculo entre os membros da equipe e trouxeram benefícios para o ambiente de trabalho.

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Como Citar
SilvaJ. G. A. da, MauricioH. de A., MeloA. F. de, RosendoW. L. da S., AraújoS. L., PazA. C. L. da, SimõesJ. de S., SenaF. C. S., SantosA. L. L., & SilvaM. B. A. (2024). Práticas integrativas e complementares no autocuidado dos profissionais da atenção primária em saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(6), e16155. https://doi.org/10.25248/reas.e16155.2024
Seção
Relatos de Experiência

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