Abordagem da espiritualidade nos cursos de graduação em enfermagem do Distrito Federal, Brasil
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Resumo
Objetivo: Identificar a abordagem sobre Espiritualidade nos Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos de graduação em Enfermagem do Distrito Federal, Brasil. Métodos: Estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa com análise documental dos PPC dos cursos de graduação em Enfermagem oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) do Distrito Federal. Incluídas instituições públicas e privadas, com cursos na modalidade presencial, em atividade ou ativas, com os projetos e ementas das disciplinas disponíveis on-line ou disponibilizadas pelas próprias instituições. Compuseram a amostra 10 projetos de 12 cursos de graduação em Enfermagem, provenientes de nove instituições. Para a análise documental, utilizou-se análise qualitativa temática. Resultados: A espiritualidade é frequentemente abordada na maioria dos projetos analisados em consonância com a recomendação das Diretrizes Curriculares Nacionais, mesmo que ocorra ainda de forma fragmentada. Conclusão: Recomenda-se expandir a investigação a um número maior de instituições em âmbito nacional para melhor compreensão das concepções, princípios e práticas educativas sobre como a espiritualidade está sendo abordada na formação profissional.
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