Vivência de gestantes em práticas educativas sobre aleitamento materno no período gestacional
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Resumo
Objetivo: Compreender a vivência das gestantes no terceiro trimestre de gestação que participaram de intervenções sobre aleitamento materno em uma Estratégia de Saúde da Família em um município do estado de Mato Grosso. Métodos: Trata-se de uma pesquisa-ação cumprindo itinerário metodológico, qualitativa, composta por 6 gestantes do terceiro trimestre. Na fase exploratória: foram aplicados questionários sociodemográficos para levantamento de informações pessoais e obstétricas, para avaliação do nível de conhecimento das gestantes acerca da amamentação e levantamento das demandas educativas sobre o aleitamento materno, através de um questionário semiestruturado. Foram realizadas educação em saúde em quatro encontros semanais elaboradas na fase de planejamento e para a fase de avaliação coletiva foi realizado um grupo focal, com roteiro composto por quatro questões norteadoras. Resultados: Foi possível compreender as percepções das gestantes na participação nas atividades educativas que tinham o objetivo de intervir no conhecimento sobre aleitamento materno e constatar a importância do profissional da saúde no pré-natal. Diversos são os fatores que podem tornar a mulher vulnerável e insegura para realizar tal prática. Conclusão: Conclui-se que as atividades educativas são cruciais para as mulheres no período gestacional e que os profissionais de saúde incluam a promoção do aleitamento materno durante o pré-natal.
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