Simulação realística em saúde como estratégia de ensino-aprendizagem na saúde coletiva
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Resumo
Objetivo: Relatar a experiência de uma atividade de simulação realística evidenciando-a como um método de ensino-aprendizagem que permite a formação crítica, reflexiva e o aperfeiçoamento de habilidades e competências em Saúde Coletiva. Relato de experiência: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, da atividade formativa de Simulação Realística, realizada em 2023, durante o Núcleo Livre “Linhas de Cuidado e Atenção à Saúde da Mulher”, em uma Instituição Federal de Ensino. Quatro cenários concernentes ao trabalho dos profissionais médicos na Atenção Básica foram simulados, sendo abordados os temas “Gravidez na adolescência”, “Pré-natal”, “Abordagem da mulher no período de climatério e menopausa” e “Abordagem da mulher idosa vítima de violência”. Os estudantes passaram por etapas de aquisição e aperfeiçoamento, que possibilitaram a abordagem integral e o cuidado centrado na pessoa conforme os objetivos de aprendizagem que lhes foram apresentados. Considerações finais: O Ensino Baseado em Simulação no contexto da Saúde Coletiva mostrou-se relevante para que discentes de Medicina se sentissem confiantes e seguros quanto à aplicação dos fluxos e protocolos de Atenção Básica relacionados à Saúde da Mulher.
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