Simulação realística em saúde como estratégia de ensino-aprendizagem na saúde coletiva

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João Mário Alves Ferreira
Tayane Souza Silva
Julyana Alcantara Silva de Araújo
Alanna Siqueira Tavares
João Pedro Marcelino Bueno Câmara Nogueira
Mattheus Leandro Costa de Matos
Luana Lopes Delgado
Nina Franco Luz
Jacqueline Rodrigues do Carmo Cavalcante

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de uma atividade de simulação realística evidenciando-a como um método de ensino-aprendizagem que permite a formação crítica, reflexiva e o aperfeiçoamento de habilidades e competências em Saúde Coletiva. Relato de experiência: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, da atividade formativa de Simulação Realística, realizada em 2023, durante o Núcleo Livre “Linhas de Cuidado e Atenção à Saúde da Mulher”, em uma Instituição Federal de Ensino. Quatro cenários concernentes ao trabalho dos profissionais médicos na Atenção Básica foram simulados, sendo abordados os temas “Gravidez na adolescência”, “Pré-natal”, “Abordagem da mulher no período de climatério e menopausa” e “Abordagem da mulher idosa vítima de violência”. Os estudantes passaram por etapas de aquisição e aperfeiçoamento, que possibilitaram a abordagem integral e o cuidado centrado na pessoa conforme os objetivos de aprendizagem que lhes foram apresentados. Considerações finais: O Ensino Baseado em Simulação no contexto da Saúde Coletiva mostrou-se relevante para que discentes de Medicina se sentissem confiantes e seguros quanto à aplicação dos fluxos e protocolos de Atenção Básica relacionados à Saúde da Mulher.   

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Como Citar
FerreiraJ. M. A., SilvaT. S., AraújoJ. A. S. de, TavaresA. S., NogueiraJ. P. M. B. C., MatosM. L. C. de, DelgadoL. L., LuzN. F., & CavalcanteJ. R. do C. (2024). Simulação realística em saúde como estratégia de ensino-aprendizagem na saúde coletiva. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(6), e16333. https://doi.org/10.25248/reas.e16333.2024
Seção
Relatos de Experiência

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