Avaliação de habilidades clínicas de estudantes de medicina no diagnóstico e manejo da anafilaxia

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Nathalia Barroso Acatauassú Ferreira
Milena Coelho Fernandes Caldato
Bruno Acatauassú Paes Barreto

Resumo

Objetivo: Avaliar habilidades clínicas no diagnóstico e manejo da anafilaxia em estudantes de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará. Métodos: Estudo analítico, quantitativo, observacional e transversal, que constou de três fases: análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC); elaboração de protocolo de pesquisa e estação prática de OSCE, incluída nas avaliações semestrais do 10° e 11° semestres do ano de 2020 e 2021; e análise das fichas de avaliação, totalizando 79 fichas coletadas. Resultados: A maioria (78%) identificou corretamente o caso clínico da estação prática como anafilaxia. Apenas 44% dos avaliados em 2020, durante pandemia por COVID19, acertou o diagnóstico. Quando avaliado os sistemas acometidos, os mais citados foram: respiratório (97%), cardiovascular (84%) e cutâneo (71%) e os menos: gastrointestinal (49%) e neurológico (33%). Quanto ao manejo, 98% indicou adrenalina como medicação de primeira escolha. Conclusão: Apesar de 72% dos estudantes ter alcançado desempenho satisfatório, as incertezas da pandemia podem ter afetado negativamente a aquisição das habilidades estudadas. Como produto educacional criou-se checklist para treinamento de habilidades clínicas em anafilaxia, com impacto ligado à prevenção de agravos em saúde, pois conscientização e treinamento de profissionais sobre o tema é o único meio de evitar desfechos fatais.

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Como Citar
FerreiraN. B. A., CaldatoM. C. F., & BarretoB. A. P. (2024). Avaliação de habilidades clínicas de estudantes de medicina no diagnóstico e manejo da anafilaxia. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(6), e16374. https://doi.org/10.25248/reas.e16374.2024
Seção
Artigos Originais

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