Associação entre depressão, ansiedade, estresse e satisfação com a vida em universitários de um município no interior do Ceará
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Investigar a relação entre ansiedade, estresse e depressão com níveis de satisfação com a vida em estudantes universitários em uma instituição localizada no interior do Ceará. Métodos: A amostra, não probabilística, foi de 237 universitários com idade entre 18 e 50 anos, com média de 23 anos (DP= 5,93). No que se refere ao sexo, 179 (75,52%) se autodeclararam mulheres. Foram utilizadas a Escala de Satisfação com a Vida e a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS - 21). Resultados: Os resultados demonstram que os universitários pesquisados apresentam maior nível de estresse, e nível de satisfação com a vida razoavelmente satisfeitos. A correlação entre as variáveis resultou em uma força inversamente proporcional de magnitude fraca, significando que a medida que a depressão, ansiedade e estresse aumentam, a satisfação com a vida tem fraca tendência a diminuir. Conclusão: Considerando os resultados encontrados, percebe-se a relevância de se explorar e estudar os níveis de depressão, ansiedade e estresse entre os universitários e avaliar a satisfação com a vida, visto que os resultados obtidos reforçam a necessidade de intervenções.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ARIÑO DO e BARDAGI MP. Relação entre fatores acadêmicos e a saúde mental de estudantes universitários. Revista psicologia em pesquisa, 2018; 12(3).
3. BACKHAUS I, et al. Health-related quality of life and its associated factors: results of a multi-center cross-sectional study among university students. Journal of Public Health, 2020; 42(2): 285-293.
4. BARROS RND e PEIXOTO ADLA. Integração ao ensino superior e saúde mental: um estudo em uma universidade pública federal brasileira. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 2022; 27: 609-631.
5. BARROSO SM, et al. Solidão e depressão: Relações com características pessoais e hábitos de vida em universitários. Psicologia: Teoria e pesquisa, 2019.
6. BENETON ER, et al. Sintomas de depressão, ansiedade e estresse e uso de drogas em universitários da área da saúde. Revista da SPAGESP, 2021; 22(1): 145-159.
7. BERNARDELLI LV, et al. A ansiedade no meio universitário e sua relação com as habilidades sociais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 2022; 27: 49-67.
8. DIENER ED, et al. The satisfaction with life scale. Journal of personality assessment, 1985; 49(1): 71-75.
9. FIELD A. Descobrindo a estatística usando o SPSS-5. Penso Editora, 2020.
10. GRANER KM e CERQUEIRA ATDAR. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, 2019; 24: 1327-1346.
11. HONORÁRIO DA, et al. Perfil motivacional, formas de estudo e satisfação de estudantes universitários com a vida. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 2020; 101(258): 420–435.
12. JARDIM MGL, et al. Sintomatologia depressiva, estresse e ansiedade em universitários. Psico-USF, 2021; 25: 645-657.
13. KAM SXL, et al. Estresse em estudantes ao longo da graduação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, 2020; 43: 246-253.
14. LOPES FM et al. Transtornos mentais comuns em estudantes universitários: uma revisão sistemática da literatura. Revista Psicologia em Pesquisa, 2022; 16(1): 1-23.
15. MARTINS BG, et al. Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse: propriedades psicométricas e prevalência das afetividades. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 2019; 68: 32-41.
16. NASCIMENTO AMD. Satisfação com a vida: uma explicação pautada na crença no mundo justo e nos valores humanos. Repositório UFPB, 2016.
17. NETO F. The satisfaction with life scale: Psychometrics properties in an adolescent sample. Journal of youth and adolescence, 1993; 22(2): 125-134.
18. OLIVEIRA ESD, et al. Estresse e comportamentos de risco à saúde entre estudantes universitários. Revista Brasileira de Enfermagem,2020; 73.
19. PADOVANI RDC, et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista brasileira de terapias cognitivas, 2014; 10(1): 02-10.
20. PAVOT W e DIENER ED. Review of the satisfaction with life scale. Psychological assessment, 1993; 592): 164.
21. SAHÃO FT e KIENEN N. Adaptação e saúde mental do estudante universitário: revisão sistemática da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, 2021; 25.
22. SILVA BNS, et al. Propriedades psicométricas da Satisfaction with Life Scale em adultos jovens brasileiros. Cadernos de Saúde Pública, 2021; 37.
23. SOUSA GSD, et al. Fatores associados à ideação suicida de universitários da área da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, 2021; 75(3).