Promoção do autocuidado para mães de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Isabella Cristina Silva
Bruna Caixeta Barros Guimarães
Carla de Paula Silveira
Isabela Mie Takeshita

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas do curso de medicina na realização do projeto de extensão “Cuide-se para Cuidar” voltado para a promoção do autocuidado de mães e cuidadoras de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde. Relato de experiência: O projeto, desenvolvido entre os meses de agosto a novembro de 2023, contou com 5 encontros presenciais em um centro de reabilitação localizado na cidade de Belo Horizonte-MG. A metodologia utilizada foi rodas de conversas, dinâmicas em grupos e atendimentos individuais. Foram discutidos temas sobre autocuidado, inclusão social, organização da rotina, entre outros assuntos. Considerações finais: Dada a complexidade enfrentada pelas mães e cuidadores quanto à pressão para garantir o bem-estar de CRIANES, a extensão universitária teve papel fundamental na promoção do autocuidado e incentivo da formação de redes de apoio na comunidade. A partir do trabalho realizado, foi possível transformar o tempo ocioso da sala de espera em um momento de aprendizado e de interação entre as cuidadoras. Assim, as participantes tiveram a oportunidade de compartilhar emoções e experiências semelhantes, favorecendo um sentimento de pertencimento e de identificação entre elas, como forma de serem acolhidas e fortalecidas perante o apoio em grupo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaI. C., GuimarãesB. C. B., SilveiraC. de P., & TakeshitaI. M. (2024). Promoção do autocuidado para mães de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES). Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(9), e16459. https://doi.org/10.25248/reas.e16459.2024
Seção
Relatos de Experiência

Referências

1. AGUIAR, MCMD, et al. Autismo: impacto do diagnóstico nos pais. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 2020; 69: 149-155.

2. ANDRADRE JLV, et al. “Água de Chocalho” em Rede: Roda de Conversa Online Com Famílias de Crianças Autistas Durante A Pandemia de COVID-19. Expressa Extensão, 2021; 26 (1): 429-437.

3. ASSIS MD, et al. Detecção precoce do câncer de mama na mídia brasileira no Outubro Rosa. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 2020; 30: 300119.

4. AZEVEDO TLD, et al. Correlação entre o relacionamento conjugal, rotina familiar, suporte social, necessidades e qualidade de vida de pais e mães de crianças com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, 2019; 25: 205-218.

5. BALDINI PR, et al. Effect of parental mutuality on the quality of life of mothers of children with special health needs. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 2021; 29: 3423.

6. BALDINI PR, et al. Mães de crianças que necessitam de cuidados contínuos e complexos: fatores associados ao apoio social. Escola Anna Nery, 2020; 25: 20200254.

7. ANJOS BBD e MORAIS NAD. As experiências de famílias com filhos autistas: uma revisão integrativa da literatura. Ciências Psicológicas, 2021; 15 (1).

8. CRISOSTOMO KN, et al. As representações sociais da maternidade para mães de filhos/as com deficiência. Revista Psicologia e Saúde, 2019; 11 (3).

9. DOS SANTOS GMV, et al. Cuide-se para Cuidar: a promoção do autocuidado entre mães de crianças com deficiência por meio da extensão universitária. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 11: e8956-8956.

10. FEREIDOUNI Z, et al. A comparative study on the quality of life and resilience of mothers with disabled and neurotypically developing children in Iran. Heliyon, 2021; 7 (6).

11. GOMES CMS, et al. Encontro de mulheres poderosas: estratégia de intervenção em terapia ocupacional social com cuidadoras informais de pessoa

12. LONDERO A, et al. Adaptação Parental ao filho com deficiência: revisão sistemática da literatura. Interação em Psicologia, 2021; 25 (2): 240-255.

13. OLIVEIRA DAL, et al. Autocuidado e prevenção do câncer de mama: conhecimento das estudantes de graduação em saúde. Revista eletrônica acervo saúde, 2020; 12 (10): 4429-e4429.

14. PARK EY e KIM JH. Activity limitation in children with cerebral palsy and parenting stress, depression, and self‐esteem: A structural equation model. Pediatrics International, 2020; 62 (4): 459-466.

15. RODRIGUES DZ, et al. Sobrecarga do cuidador familiar de crianças com necessidades especiais de saúde. Revista Eletrônica de Enfermagem, 2018; 20(48): 48.

16. ROIZ R G e FIGUEIREDO MDO. O processo de adaptação e desempenho ocupacional de mães de crianças no transtorno do espectro autista. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 2023; 31: 3304.

17. ROSA YLD, et al. Percepções de acadêmicos e equipe de enfermagem sobre o projeto de extensão: “Caminhando pelo hospital”. Revista Gaúcha de Enfermagem, 2023; 44: 20220125.

18. SOUSA BVN, et al. Vulnerabilidade de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde: implicações para a enfermagem. Saúde em Debate, 2023; 46: 91-103.

19. VASCONCELLOS RN, et al. A família da criança com necessidades especiais de saúde e suas relações sociais. Revista Brasileira de Enfermagem, 2022; 75: 20210031.

20. VIDAL-BLANCO G, et al. Quality of work life and self-care in nursing staff with high emotional demand. Enfermería Clínica (English Edition), 2019; 29 (3): 186-194.

21. YARAR F, et al. Impact of having a disabled child on mothers’ anxiety, depression and quality of life levels. Pamukkale Medical Journal, 2021; 14 (1): 223-232.