Capacitação para futuros professores no controle de grandes hemorragias

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Niélesse Máximo Ferreira Rodrigues
Ariadne de Oliveira Riedo
Thais Lazaroto Roberto Cordeiro
João Gustavo de Castro

Resumo

Objetivo: Capacitar acadêmicos de graduação sobre o controle de grandes hemorragias utilizando da técnica de simulação clínica. Métodos: Pesquisa de campo, descritiva e qualitativa, realizada com acadêmicos dos cursos Licenciatura em Pedagogia e Português/Inglês de uma instituição de ensino superior privada no estado do Paraná. Para coleta de dados, foi ministrado um minicurso, aplicados pré e pós-testes, instrução, avaliação de habilidades técnicas, utilizando simulação clínica e checklist. Além disso, realizou-se avaliação de satisfação e entrevista, visando compreender a perspectiva dos estudantes em relação à capacitação. A análise dos dados foi conduzida por Bardin (2016), além da análise de variáveis comparativas, apresentadas por meio de tabelas e gráficos. O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Participaram 26 estudantes, obteve boa aceitação e melhoria significativa de desempenho nas habilidades. As entrevistas destacaram duas categorias empíricas: "Da teoria à prática o impacto do treinamento baseado em simulação clínica na educação" e "Salvando vidas como professores: a importância do treinamento em primeiros socorros para futuros docentes". Conclusão: Observou-se um aumento significativo no conhecimento dos participantes. A capacitação foi eficaz, dinâmica, didática, apresentação de cenários diversos e uma sensação de realidade.

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Como Citar
RodriguesN. M. F., RiedoA. de O., CordeiroT. L. R., & CastroJ. G. de. (2024). Capacitação para futuros professores no controle de grandes hemorragias. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(7), e16500. https://doi.org/10.25248/reas.e16500.2024
Seção
Artigos Originais

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