Educação Sexual: Estratégias e obstáculos em uma escola pública

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Sheila Maciel da Silva
Jéssica Larissa Pereira dos Santos
Alana Caroline da Silva Rosa
Juliana Pires Rodrigues da Costa
Ruan da Silva Barreto Ferreira
Jefferson Robert Roque de Sousa
Johnata da Cruz Matos

Resumo

Objetivo: identificar os profissionais que trabalham educação sexual, as estratégias utilizadas e os obstáculos encontrados. Método: estudo misto do tipo descritivo, com a participação de sessenta e oito professores. Aplicou-se um questionário e com um roteiro realizaram-se entrevistas semiestruturadas. Os dados foram submetidos à estatística descritiva simples e os relatos à análise temática usada para a construção do discurso do sujeito coletivo. Resultados: a maioria dos professores trabalha o tema principalmente por meio de debate, mas a frequência com que essas atividades acontecem é mínima e insuficiente para promover a prevenção de IST, a gravidez precoce, combater a desigualdade de gênero e permitir que o jovem expresse sua sexualidade e sentimentos de forma saudável. A educação sexual se faz necessária para o desenvolvimento emocional dos adolescentes e para a compreensão do ato sexual enfatizando-se, na abordagem, as consequências. Considerações finais: foi possível identificar os principais aspectos facilitadores e as dificuldades no desenvolvimento do tema em sala de aula. Educação e saúde precisam caminhar juntas, por isso a existência de profissionais da Enfermagem no âmbito escolar, trabalhando com os professores, é avanço na implementação, de forma efetiva, da educação sexual.

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Como Citar
SilvaS. M. da, SantosJ. L. P. dos, RosaA. C. da S., CostaJ. P. R. da, FerreiraR. da S. B., SousaJ. R. R. de, & Cruz MatosJ. da. (2019). Educação Sexual: Estratégias e obstáculos em uma escola pública. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (35), e1653. https://doi.org/10.25248/reas.e1653.2019
Seção
Artigos Originais