Fatores relacionados ao conhecimento de adolescentes sobre vacinação em tempos de fake news

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Nadyelle Elias Santos Alencar
Claudia Maria Vieira da Silva
Juliane Pagliari Araujo
Pedro Henrique Ramos Cerqueira
Jaqueline Aparecida Raminelli

Resumo

Objetivo: Analisar a rede causal do conhecimento de adolescentes sobre vacinação no contexto da disseminação de fake news. Métodos: Estudo quantitativo, realizado com 106 estudantes de uma instituição pública federal. A coleta dos dados ocorreu entre novembro de 2020 a janeiro de 2021, com auxílio de formulário eletrônico. Foi mensurado o conhecimento dos adolescentes sobre vacinação e a habilidade para identificar notícias falsas. Inicialmente foi realizada análise descritiva das variáveis, após, foi proposto um modelo causal do conhecimento, com a construção de duas variáveis latentes (perfil sociodemográfico e crenças). A análise foi realizada com auxílio do software R. Resultados: As crenças dos adolescentes apresentaram efeito direto e significativo acerca do conhecimento sobre vacinação (34,062); enquanto o perfil sociodemográfico apresentou efeito menor e indireto (4,750). Adolescentes que acreditam no benefício e na segurança das vacinas, com pais de maior escolaridade e maior renda, que residem na zona urbana e têm a Internet como principal fonte de informação apresentaram melhor escore de conhecimento. Conclusão: A rede causal foi capaz de identificar os fatores que podem influenciar o conhecimento dos adolescentes sobre vacinação e podem auxiliar na identificação dos principais desafios, bem como, permitir o desenvolvimento de estratégias campanhas de vacinação mais eficazes.

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Como Citar
AlencarN. E. S., SilvaC. M. V. da, AraujoJ. P., CerqueiraP. H. R., & RaminelliJ. A. (2024). Fatores relacionados ao conhecimento de adolescentes sobre vacinação em tempos de fake news. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(6), e16638. https://doi.org/10.25248/reas.e16638.2024
Seção
Artigos Originais

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