Elaboração de uma Entrustable Professional Activities para tratamento cirúrgico de fratura distal do rádio
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: elaborar uma entrustable professional activities (EPA) de tratamento cirúrgico da fratura da extremidade distal do rádio para Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia. Métodos: a partir de uma lista dos passos cirúrgicos para o tratamento desse tipo de fratura, utilizou-se o método de consenso de Delphi eletrônico para elaboração da EPA. Vinte especialistas em Cirurgia de Mão indicaram a importância de cada item segundo uma escala de Likert de 9 pontos (1 - nenhuma importância até 9 - extremamente importante). O consenso para manutenção do item era alcançado quando ≥ 75,0% dos respondentes indicavam nota entre 7 e 9 e o item era descartado quando ≥ 75,0% indicavam nota de 1 a 3. Os itens que não alcançavam consenso eram mantidos e nova rodada de consulta realizada até que houvesse consenso entre todos eles. Resultados: a partir da lista inicial de 25 itens, foram necessárias três rodadas para obter o consenso. O questionário final contém 27 itens divididos em procedimentos pré-operatórios, intraoperatórios e pós-operatórios e uma pergunta de avaliação geral. Conclusão: a EPA foi elaborada com sucesso gerando um instrumento que pode ser utilizado na avaliação de médicos residentes em Ortopedia e Traumatologia.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. COSTA LB, et al. Competências E Atividades Profissionais Confiáveis: Novos Paradigmas Na Elaboração De Uma Matriz Curricular Para Residência Em Medicina De Família E Comunidade. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, 2018; 13:1-11.
3. DE VILLIERS MR, et al. The Delphi Technique in Health Sciences Education Research. Medical Teacher, 2005; 27(7):639-643.
4. DIAMOND IR, et al. Defining Consensus: A Systematic Review Recommends Methodologic Criteria for Reporting of Delphi Studies. Journal of Clinical Epidemiology, 2014; 67(4):401-409.
5. DOUGHERTY PJ. CORR® Curriculum - Orthopaedic Education: Can Adopting Entrustable Professional Activities Improve How We Assess Our Residents? Clinical Orthopaedics and Related Research, 2019; 477(10):2209-2211.
6. DREYFUS S E. The Five-Stage Model of Adult Skill Acquisition. Bulletin of Science, Technology & Society, 2004; 24(3):177-181.
7. FONSECA A e OLIVEIRA MC. Educação Baseada Em Competências. Arquivos de Medicina, 2013; 27(6):272-277.
8. FRANK JR, et al. Implementing Competency-Based Medical Education: Moving Forward. Medical Teacher; 2017; 39(6):568-573.
9. FRANK JR, et al. Competency-Based Medical Education: Theory to Practice. Medical Teacher, 2010; 32(8):638-645.
10. JUG R, et al. Giving and receiving effective feedback: a review article and how-to guide. Archives of Pathology & Laboratory Medicine, 2019; 143(2):244-250.
11. MARQUES JBV e FREITAS D. Método DELPHI: caracterização e potencialidades na pesquisa em Educação. Pro-Posições, 2018; 29(2): 389-415
12. MARTIINO JP. Technological Forecasting for Decision Making. 3ª. New York: McGraw-Hill, 1993.
13. NOUSIAINEN MT, et al. Resident Education in Orthopaedic Trauma: The Future Role of Competency-Based Medical Education. Bone & Joint Journal, 2016; 98-B(10):1320-1325.
14. REZNICK RK e MACRAE H. Teaching Surgical Skills--Changes in the Wind. New England Journal of Medicine, 2006; 25:2664-2669.
15. SHOREY S, et al. Entrustable Professional Activities in Health Care Education: A Scoping Review. Medical Education, 2019; 53(8):766-777.
16. SONNADARA RR, et al. Reflections on Competency-Based Education and Training for Surgical Residents. Journal of Surgical Education, 2014; 71(1):151-158.
17. TEHERANI A e CHEN HC. The Next Steps in Competency-Based Medical Education: Milestones, Entrustable Professional Activities and Observable Practice Activities. Journal of General Internal Medicine, 2014; 29(8):1090-1092.
18. TEN CATE O. Entrustability of Professional Activities and Competency-Based Training. Medical Education, 2005; 39(12):1176-1177.
19. TEN CATE O. Nuts and Bolts of Entrustable Professional Activities. Journal of Graduate Medical Education, 2013; 5(1):157-158.
20. TEN CATE O. A Primer on Entrustable Professional Activities. Korean Journal of Medical Education, 2018; 30(1):1-10.
21. TEN CATE O, et al. Curriculum Development for the Workplace Using Entrustable Professional Activities (Epas): Amee Guide No. 99. Medical Teacher, 2015; 37(11):983-1002.
22. TEN CATE O e SCHEELE F. Competency-Based Postgraduate Training: Can We Bridge the Gap between Theory and Clinical Practice? Academic Medicine, 2007; 82(6):542-547.
23. TOUCHIE C e TEN CATE O. The Promise, Perils, Problems and Progress of Competency-Based Medical Education. Medical Education; 2016; 50(1):93-100.
24. Zeferino AMB, et al. Feedback como Estratégia de Aprendizado no Ensino Médico. Revista Brasileira de Educação Médica, 2007; 31(2):176-179.
25. JUG R, et al. Giving and receiving effective feedback: a review article and how-to guide. Archives of Pathology & Laboratory Medicine, 2019; 143(2):244-250.