Diagnóstico do programa saúde na escola a partir da pesquisa convergente assistencial aplicado por enfermeiras

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Flavia da Silva Parente
Esron Soares Carvalho Rocha

Resumo

Objetivo: Realizar diagnóstico situacional do Programa Saúde na Escola em Borba/Amazonas, por enfermeiras utilizando o método Pesquisa Convergente Assistencial. Métodos: Pesquisa com cinco profissionais de enfermagem. Os dados foram coletados entre janeiro e março de 2021 com entrevistassemiestruturadas. A análise de dados foi realizada pelo método de Bardin. Resultados: Foram identificadascinco categorias que evidenciam a fragilidade no monitoramento e cujas principais causas foram a ausênciade instrução das atividades; capacitação e organização do conhecimento direcionado ao programa e seuseixos. O acúmulo de atividades foi apontado como a causa no déficit do monitoramento eficiente e osrecursos humanos e a tênue interação entre saúde e educação também foram obstáculos identificados. Conclusões: Reorganizar o modelo de fazer a gestão programa em Borba para que os profissionais saibamcomo deve ocorrer a execução do programa; instrumentalizar ações envolvendo interessados, otimizando ousodos recursos disponíveissomandoesforços comas equipes desaúde.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ParenteF. da S., & RochaE. S. C. (2024). Diagnóstico do programa saúde na escola a partir da pesquisa convergente assistencial aplicado por enfermeiras. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(11), e16747. https://doi.org/10.25248/reas.e16747.2024
Seção
Artigos Originais

Referências

1. BARONI JG e SILVA CC. Percepção de profissionais da saúde e da educação sobre o Programa SaúdenaEscola,Saúde em Debate, 2022; 46(3): 103-115.

2. BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Interministerial nº 675, de 04 de junho de 2008. Institui a Comissão Intersetorial de Educaçãoe Saúde na Escola[Internet]. Brasília: Ministério da Educação, 2008.

3. BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno do gestor do PSE. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Disponívelem : http ://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_gestor_pse.pdf. Acessado em: 26maio2021BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.Resoluçãonº466,de12dedezembrode2012.Diretrizesenormasregulamentadoras
depesquisaenvolvendoseres humanos. Brasília; 2012.

4. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria interministerial Nº 1.055, de 25 de abril de 2017. Redefine as regras e os critérios para adesão ao Programa Saúde na Escola - PSE por estados. Brasília: Ministério daSaúde, 2017.

5. BRASIL.MinistériodaSaúde.Programa Saúde na escola: passo a passo para adesão ao Programa Saúde na Escola. Brasília: Ministério da Saúde,2020.

6. BRASIL.Presidência da República. Decreto n.6.286, de 5 de dezembro de 2007. Instituto Programa Saúde na Escola–PSE,e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

7. CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE. Brasília: Ministério da Saúde, 2021.Disponível em: http ://cnes.datasus.gov.br/pages/estabelecimentos/consulta.jsp.Acessado em: 2 jan. 2024.

8. CARVALHOKN,etal.Percepção de escolars enfermeiros quanto às práticas educativas do programa saúde na escola, Rev Bras Med Fam Comunidade, 2020; 15(42): 2325.

9. FERNANDES LA e KÖPTCKE LS. Analysis of the School Health Program eye health action in Brazil from 2014 to 2019: across – sectional study, Epidemiol Serv Saude, 2021; 30(2): 2020339.

10. FERNANDESLA,etal.Trajetória dos15anos de implementaçãodoPrograma Saúde na Escola no Brasil, Saúde Debate, 2022; 46(3): 13-28.

11. INSTITUTOBRASILEIRODEGEOGRAFIAEESTATÍSTICA. Borba. Rio de Janeiro: IBGE, 2021.

12. MALTA DC, et al. O SUS e a Política Nacional de Promoção da Saúde: perspectiva resultados, avanços edesafios em tempos de crise, Ciênc Saúde Colet, 2018; 23(6): 1799-1809.

13. MEDEIROS PF, et al. Process evaluation of the implementation of the Unplugged Program for drug useprevention inBrazilian schools,Subst AbuseTreatPrevPolicy, 2016; 11: 2.

14. PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Atlas do desenvolvimento humanono Brasil. 2024.

15. SILVA AA, et al. Health promotion actions in the School Health Program in Ceará: nursing contributions,RevBras Enferm, 2021; 74(1): 20190769.

16. SILVA UO, et al. Health programin a Brazilian school, Salud Publica Mex,2017; 59(1): 28-33.

17. TRENTINI M, et al. Convergent care research and its qualification as scientific research, Rev Bras Enferm, 2021; 74(1): 20190657.

18. TRENTINI M, et al. Pesquisa convergente assistencial: delineamento provocador de mudanças nas práticas de saúde.Porto Alegre: Moriá; 2014.

19. WACHS LS, et al. Avaliação da implementação do Programa Saúde na Escola do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica : 2012, 2014 2018, Cad Saude Publica, 2022; 38(6): 231021.