Treinamento vocal para professores universitários

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Leoni da Silva Navarro
Sheila Aparecida da Silva
Sylvia Gabriela Duarte Licíndio Andrade
Antônio Carlos Freire Sampaio

Resumo

Objetivo: Mapear existência de estratégias de treinamento vocal para professores universitários e investigar distúrbios vocais presentes na voz do professor do Ensino Superior e se disponível apresentar as descrições desses distúrbios. Métodos: Trata-se de uma revisão de escopo, que seguiu a proposta metodológica do Joanna Briggs Institute.  As buscas ocorreram nas bases de dados e bibliotecas digitais via portal de periódicos CAPES e realizadas em nove bases de dados, entre maio e junho de 2023. A seleção foi realizada por dois autores de forma independente e um terceiro autor resolveu as divergências. Resultados: foram identificados 748 estudos. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, foram avaliados se respondiam ou não à pergunta de pesquisa; foram mapeados 10 estudos primários, sendo publicações nacionais e internacionais. As estratégias de treinamento vocal relatadas foram terapia breve e intensiva com técnica finger kazzo, massagem perilaríngea manual, treinamento vocal tradicional, programas de treinamento preventivo em voz, uso do tubo de ressonância e assessoria Fonoaudiológica. Os distúrbios vocais citados foram: nódulos nas pregas vocais e disfonia comportamental com sintoma de fadiga vocal e rouquidão por tensão muscular. Considerações finais: Os treinamentos vocais identificados contribuíram com o bem estar e qualidade vocal dos docentes.

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Como Citar
NavarroL. da S., SilvaS. A. da, AndradeS. G. D. L., & SampaioA. C. F. (2024). Treinamento vocal para professores universitários. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(9), e16795. https://doi.org/10.25248/reas.e16795.2024
Seção
Revisão Bibliográfica

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