Treinamento vocal para professores universitários
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Resumo
Objetivo: Mapear existência de estratégias de treinamento vocal para professores universitários e investigar distúrbios vocais presentes na voz do professor do Ensino Superior e se disponível apresentar as descrições desses distúrbios. Métodos: Trata-se de uma revisão de escopo, que seguiu a proposta metodológica do Joanna Briggs Institute. As buscas ocorreram nas bases de dados e bibliotecas digitais via portal de periódicos CAPES e realizadas em nove bases de dados, entre maio e junho de 2023. A seleção foi realizada por dois autores de forma independente e um terceiro autor resolveu as divergências. Resultados: foram identificados 748 estudos. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, foram avaliados se respondiam ou não à pergunta de pesquisa; foram mapeados 10 estudos primários, sendo publicações nacionais e internacionais. As estratégias de treinamento vocal relatadas foram terapia breve e intensiva com técnica finger kazzo, massagem perilaríngea manual, treinamento vocal tradicional, programas de treinamento preventivo em voz, uso do tubo de ressonância e assessoria Fonoaudiológica. Os distúrbios vocais citados foram: nódulos nas pregas vocais e disfonia comportamental com sintoma de fadiga vocal e rouquidão por tensão muscular. Considerações finais: Os treinamentos vocais identificados contribuíram com o bem estar e qualidade vocal dos docentes.
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