Formação de saúde mental na graduação em enfermagem
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Resumo
Objetivo: Mapear a produção científica sobre a formação de Saúde Mental (SM) na graduação em enfermagem. Métodos: Revisão integrativa. Para coleta de dados utilizou a estratégia de busca com o booleano AND e os descritores: Pesquisa em Educação de Enfermagem, Bacharelado em Enfermagem e Saúde Mental. Encontrou-se 2.634 documentos na BVS. Ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão, o escopo compreendeu 15 artigos. Realizou-se a análise de conteúdo de Bardin em suas três etapas. Os resultados foram organizados e apresentados em tabela, gráfico e figura com a caracterização e categorias. Resultados: As publicações foram entre 2003 e 2021, em 04 continentes, com quantitativo de autores de 01 a 23, na área da enfermagem. As categorias constituíram Aprendizagem dos estudantes e Organização curricular. Retratam experiências inovadoras e exitosas na prática de SM, participação dos usuários no processo de ensino, estruturação dos componentes curriculares para o aperfeiçoamento das habilidades e compreensão do cuidado sobre o paradigma psicossocial e autonomia do sujeito em seu processo terapêutico. Considerações finais: Docentes especialistas e profissionais dos serviços de SM oferecem maior conhecimento na área, inovações dos métodos de ensino, melhor apreensão do conteúdo pelo estudante e futuros profissionais mais qualificados.
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