Uso da versão brasileira do Instructional Materials Motivation Survey (IMMS-BRV) para avaliação da motivação de estudantes de Medicina na estratégia grupo tutorial

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Mírian Diená Pastorini Jurgilas
Aloísio Cardoso-Júnior

Resumo

Objetivo: Analisar a motivação de alunos, do primeiro ao quinto período, do Curso de Medicina em relação aos grupos tutoriais de aprendizagem baseada em problemas (ABP). Métodos: Utilizou-se o questionário Instructional Materials Motivation Survey, versão validada no Brasil (IMMS-BRV). Participaram desse estudo 152 alunos, sendo a maioria (72,4%) do sexo feminino. Os participantes estavam matriculados no primeiro, no segundo, no terceiro, no quarto e no quinto períodos do Curso de Medicina. O questionário foi aplicado em novembro de 2021, utilizando-se o aplicativo Google Forms. Resultados: Na motivação global, observou-se que os alunos do 2º período apresentaram resultados significativamente inferiores quando comparados com os alunos dos demais períodos. Além disso, os alunos do 3º período apresentaram resultados significativamente superiores quando comparados com os alunos dos demais períodos. Não foram observadas diferenças significativas entre o 1º, 4º e 5º períodos. Conclusão: Os resultados mostram a necessidade de revisão do currículo, dos problemas e do processo de facilitação do grupo tutorial (GT) no segundo período do Curso, indicando a viabilidade da utilização do IMMS-BRV nesse contexto.

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Como Citar
JurgilasM. D. P., & Cardoso-JúniorA. (2024). Uso da versão brasileira do Instructional Materials Motivation Survey (IMMS-BRV) para avaliação da motivação de estudantes de Medicina na estratégia grupo tutorial. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(9), e16852. https://doi.org/10.25248/reas.e16852.2024
Seção
Artigos Originais

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