Perspectiva dos acadêmicos de medicina sobre o preparo para lidar com a morte
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Resumo
Objetivo: Analisar a percepção dos acadêmicos de medicina sobre o preparo para lidar com a morte durante a graduação. Métodos: Revisão integrativa de literatura com buscas por artigos científicos realizadas nas bases de dados da Medline, Lilacs, Scielo e Cocharane Library, utilizando os descritores “Morte”, “Estudantes de Medicina e “Educação de Graduação em Medicina”, validados pelo Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), em combinação com operador booleano “AND”. Resultados: Foram encontrados 695 artigos, dentre os quais 10 fizeram parte da amostra final após aplicação do fluxograma PRISMA. Foi constatado, pelos estudantes de medicina, a prevalência de sentimentos angustiantes em relação à mortalidade, bem como a insegurança e falta de habilidades para mediar profissionalmente as situações de morte. A discussão durante a graduação sobre a morte e o morrer é restrita às disciplinas e aos momentos específicos, não havendo uma abordagem longitudinal, de modo que, o preparo é descrito como superficial e insuficiente. Considerações finais: Os estudos indicam déficit no preparo para lidar com a morte durante a graduação de medicina e a necessidade da inclusão de abordagens mais eficientes que estimulem o desenvolvimento de habilidades emocionais a fim de construir um profissional mais consciente e humanizado.
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