Perspectiva dos acadêmicos de medicina sobre o preparo para lidar com a morte

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Jéssica Carvalho Santos
Alexandre Ferraz Delfino
Islane Karoline Santos Santana
Maria Luiza Macedo Soares
Indira da Silva Felício

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção dos acadêmicos de medicina sobre o preparo para lidar com a morte durante a graduação. Métodos: Revisão integrativa de literatura com buscas por artigos científicos realizadas nas bases de dados da Medline, Lilacs, Scielo e Cocharane Library, utilizando os descritores “Morte”, “Estudantes de Medicina e “Educação de Graduação em Medicina”, validados pelo Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), em combinação com operador booleano “AND”. Resultados:  Foram encontrados 695 artigos, dentre os quais 10 fizeram parte da amostra final após aplicação do fluxograma PRISMA.  Foi constatado, pelos estudantes de medicina, a prevalência de sentimentos angustiantes em relação à mortalidade, bem como a insegurança e falta de habilidades para mediar profissionalmente as situações de morte. A discussão durante a graduação sobre a morte e o morrer é restrita às disciplinas e aos momentos específicos, não havendo uma abordagem longitudinal, de modo que, o preparo é descrito como superficial e insuficiente. Considerações finais: Os estudos indicam déficit no preparo para lidar com a morte durante a graduação de medicina e a necessidade da inclusão de abordagens mais eficientes que estimulem o desenvolvimento de habilidades emocionais a fim de construir um profissional mais consciente e humanizado.

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Como Citar
SantosJ. C., DelfinoA. F., SantanaI. K. S., SoaresM. L. M., & FelícioI. da S. (2024). Perspectiva dos acadêmicos de medicina sobre o preparo para lidar com a morte. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(10), e16914. https://doi.org/10.25248/reas.e16914.2024
Seção
Revisão Bibliográfica

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