Instrumento para avaliação do profissionalismo entre estudantes de medicina
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Resumo
Objetivo: Desenvolver instrumento para avaliar o profissionalismo entre estudantes de medicina. Métodos: Um Comitê de Especialistas, formado pelos autores e nove convidados, representantes da Associação Médica de Minas Gerais, Sindicato dos Médicos, Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais, médicos e professores de Medicina, trabalhou na adaptação de instrumento de avaliação de profissionalismo para estudantes de medicina a partir de um instrumento já validado para médicos. Cinco itens foram considerados inadequados para a população-alvo e foram substituídos por tópicos correlatos, com base do Código de Ética do Estudante de Medicina do Brasil. Posteriormente, a versão pré-final foi aplicada em estudantes do ciclo clínico para avaliação da validade e da confiabilidade. Resultados: A versão pré-final do instrumento possuía 37 itens e apresentou boa validade (semântica, idiomática, experiencial e conceitual) e confiabilidade aceitável (alfa de Cronbach = 0,755). Conclusão: Desenvolveu-se instrumento adequado para avaliação de atitudes relacionadas ao profissionalismo em estudantes de medicina. Até onde se sabe, este é o primeiro instrumento brasileiro para avaliação do profissionalismo entre estudantes de medicina. Ele possui aplicações no ensino no profissionalismo, em avaliações formativas, em futuras pesquisas sobre o tema e como uma ferramenta de reflexão individual.
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