Instrumento para avaliação do profissionalismo entre estudantes de medicina

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Michelle Reis de Lucena
Adriane Aparecida Tupinambás Silva
Antonio Carlos de Castro Toledo Junior

Resumo

Objetivo: Desenvolver instrumento para avaliar o profissionalismo entre estudantes de medicina. Métodos: Um Comitê de Especialistas, formado pelos autores e nove convidados, representantes da Associação Médica de Minas Gerais, Sindicato dos Médicos, Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais, médicos e professores de Medicina, trabalhou na adaptação de instrumento de avaliação de profissionalismo para estudantes de medicina a partir de um instrumento já validado para médicos. Cinco itens foram considerados inadequados para a população-alvo e foram substituídos por tópicos correlatos, com base do Código de Ética do Estudante de Medicina do Brasil. Posteriormente, a versão pré-final foi aplicada em estudantes do ciclo clínico para avaliação da validade e da confiabilidade. Resultados: A versão pré-final do instrumento possuía 37 itens e apresentou boa validade (semântica, idiomática, experiencial e conceitual) e confiabilidade aceitável (alfa de Cronbach = 0,755). Conclusão: Desenvolveu-se instrumento adequado para avaliação de atitudes relacionadas ao profissionalismo em estudantes de medicina. Até onde se sabe, este é o primeiro instrumento brasileiro para avaliação do profissionalismo entre estudantes de medicina. Ele possui aplicações no ensino no profissionalismo, em avaliações formativas, em futuras pesquisas sobre o tema e como uma ferramenta de reflexão individual.

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Como Citar
LucenaM. R. de, SilvaA. A. T., & Toledo JuniorA. C. de C. (2024). Instrumento para avaliação do profissionalismo entre estudantes de medicina. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(8), e16917. https://doi.org/10.25248/reas.e16917.2024
Seção
Artigos Originais

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