Os benefícios da aprendizagem baseada em problemas para os universitários da área da saúde: uma revisão bibliográfica
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Descrever a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas para os universitários da área da saúde e apontar seus benefícios para o processo de ensino-aprendizagem. Métodos: Estudo de revisão bibliográfica, realizado nas bases de dados Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde entre os anos de 2014 a 2019, no qual totalizaram 12 estudos. Os descritores utilizados foram: “Educação”, “Aprendizagem Baseada em Problemas” e “Metodologias”. Os trabalhos selecionados foram os que exploravam o potencial da aprendizagem baseada em problemas para a construção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades e atitudes condizentes com uma aprendizagem significativa. Resultados: As estratégias de ensino-aprendizagem interativas e dinâmicas fazem com que os estudantes de saúde tenham um melhor desenvolvimento em seus conhecimentos não apenas teóricos, mas também nas habilidades da aplicabilidade prática. Considerações finais: A articulação entre diretrizes curriculares e realidade profissional deve ser alinhada, para que haja reorientação de saberes e de práticas tanto no espaço acadêmico como fora dele. O professor é o facilitador da produção do aprendizado e o aluno o protagonista para obter o conhecimento. As discussões críticas e reflexivas fazem com que os participantes se sintam desafiados diante da resolutividade de problemas, o que se difere dos métodos tradicionais de ensino, tornando a aula interessante.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.