Avaliação de profissionalismo na residência médica
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Compreender a avaliação de profissionalismo na residência médica por meio de uma revisão integrativa. Métodos: Para a revisão foram utilizados os termos do Medical Subject Headings: “professionalism”, “evaluation”, “medical residency” e “medical education”; “profissionalismo”, “avaliação”, “residência médica” e “educação médica” dos Descritores em Ciências da Saúde. Os mesmos foram simultaneamente pesquisados utilizando o operador boleano “AND” nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed e ScienceDirect. Selecionaram-se publicações na íntegra, de acesso gratuito, em português, inglês e espanhol num período de cinco anos (setembro de 2018 a setembro de 2023). Resultados: Um total de 2.172 artigos foi encontrado na revisão integrativa e 2.145 artigos foram excluídos após a leitura dos títulos; destes, sete eram duplicados, seis não eram pertinentes após leitura do resumo e seis não estavam em consonância com o tema após a leitura na íntegra, restando 16 artigos selecionados para comporem a revisão. Considerações finais: Considera-se que há variados métodos para ensinar e avaliar profissionalismo em residência médica e que não há uma padronização sobre a melhor maneira de ensiná-lo e avaliá-lo.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. AMIRHAJLOU L, et al. Validity, reliability and acceptability of Professionalism Mini-Evaluation Exercise (P-MEX) for emergency medicine residency training. Journal of Medical Ethics and History of Medicine, 2019; 12(12): 1-16.
3. BAJWA NM,et al. A Meaningful and Actionable Professionalism Assessment: Validity Evidence for the Professionalism Mini-Evaluation Exercise (P-MEX) Across 8 Years. Academic Medicine, 2021; 96(11): 151–157.
4. BAJWA NM, et al. Can Professionalism Mini-Evaluation Exercise Scores Predict Medical Residency Performance? Validity Evidence Across Five Longitudinal Cohorts. Academic Medicine, 2019; 94(11): 57–63.
5. BATALDEN P, et al. General Competencies And Accreditation In Graduate Medical Education. Health Affairs, 2002; 21(5): 103–111.
6. BERGER AS, et al. Teaching Professionalism in Postgraduate Medical Education: A Systematic Review. Academic Medicine, 2020; 95(6): 938–946.
7. BOTELHO LLR, et al. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, 2011; 5(11): 121-136.
8. BRASIL. Conselho Federal de Educação. Resolução nº 4, de 14 de dezembro de 1978. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1978; 299: 17174-17175.
9. CARNEIRO MA, et al. O profissionalismo e suas formas de avaliação em estudantes de Medicina: uma revisão integrativa. Interface, 2020; 24: 1-15.
10. COLVIN J, et al. Addressing Professionalism, Social, and Communication Competencies in Surgical Residency Via Integrated Humanities Workshops: A Pilot Curriculum. Journal of Surgical Education, 2018; 75(3): 589–593.
11. CRUESS RL e CRUESS SR. Teaching professionalism: general principles. Medical Teacher, 2006; 28(3): 205–208.
12. CRUESS R, et al. The Professionalism Mini-Evaluation Exercise: A Preliminary Investigation. Academic Medicine, 2006; 81: 74–78.
13. CULLEN MJ, et al. Can a Situational Judgment Test Identify Trainees at Risk of Professionalism Issues? A Multi-Institutional, Prospective Cohort Study, 2022; 97(10): 1494–1503.
14. DIAS EP e FERREIRA MA. Profissionalismo médico: um desafio permanente na Educação Médica. RILP, 2022; (42): 77-78.
15. DILDAY JC, et al. Professionalism: A Core Competency, but What Does it Mean? A Survey of Surgery Residents. Journal of Surgical Education, 2018; 75(3): 601–605.
16. ESPOSITO MJ, et al. A Professionalism and Mentoring Curriculum for Pathology Residents in Training. Academic Pathology, 2018; 5: 2374289518805062-2374289518805062.
17. FONG W, et al. Assessment of medical professionalism: preliminary results of a qualitative study. BMC Medical Education, 2020; 20(1).
18. FONG W, et al. Assessment of medical professionalism using the Professionalism Mini Evaluation Exercise (P-MEX) in a multi-ethnic society: a Delphi study. BMC Medical Education, 2020; 20(1).
19. FREUDENREICH O e KONTOS N. “Professionalism, Physicianhood, and Psychiatric Practice”: Conceptualizing and Implementing a Senior Psychiatry Resident Seminar in Reflective and Inspired Doctoring. Psychosomatics, 2019; 60(3): 246–254.
20. HOLDEFER MML, et al. Tradução e adaptação transcultural do instrumento de avaliação do profissionalismo P-MEX para uso em médicos residentes. Revista Brasileira de Educação Médica, 2021; 45(1): 1-9.
21. IRBY DM e HAMSTRA SJ. Parting the Clouds: Three Professionalism Frameworks in Medical Education. Academic Medicine, 2016; 91(12): 1606–1611.
22. KRETZ AM, et al. Teaching Ethics and Professionalism: A National Survey of Ophthalmology Residency Program Directors. Journal of Academic Ophthalmology, 2021; 13(01): 82–88.
23. MENDES KDS, et al. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto – Enfermagem, 2008; 17(4): 758–764.
24. ODORIZZI S, et al. A Signal Through the Noise: Do Professionalism Concerns Impact the Decision Making of Competence Committees?. Academic Medicine, 2020; 95(6): 896–901.
25. RATELLE JT, et al. Internal Medicine Resident Professionalism Assessments: Exploring the Association With Patients' Overall Satisfaction With Their Hospital Stay. Academic Medicine, 2020; 95(6): 902–910.
26. SALEM A. et al. Assessing Professionalism among Residents: Peer and Self-assessment. Intellectual property Rights: Open Access, 2015; 148(3): 1-5.
27. STEHMAN C, et al. Professionalism Milestones Assessments Used by Emergency Medicine Residency Programs: A Cross-sectional Survey. Western Journal of Emergency Medicine, 2019; 21(1): 152–159.
28. TAORMINA DP, et al. Clinical Skills and Professionalism: Assessing Orthopaedic Residents With Unannounced Standardized Patients. Journal of surgical education, 2018; 75(2): 427–33.
29. WILKINSON TJ, et al. A Blueprint to Assess Professionalism: Results of a Systematic Review. Academic Medicine, 2009, 84(5): 551-558.
30. ZIRING D, et al. How Do Medical Schools Identify and Remediate Professionalism Lapses in Medical Students? A Study of U.S. and Canadian Medical Schools. Academic Medicine, 2015; 90(7): 913–920.