Gestar, Parir e Amamentar: Ações de educação em saúde

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Stephany da Silva Santos
Raissa Pascaly Nunes França
Kleane Maria da Fonseca Azevedo Araújo
Emanuel Nildivan Rodrigues da Fonseca
Victória Karoline Alves de Lima
Gisetti Corina Gomes Brandão

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de um estudante de enfermagem no planejamento e implementação de ações de educação em saúde voltadas para gestantes na atenção primária. Relato de experiência: A implementação das ações ocorreu durante o Estágio Supervisionado de um curso de Enfermagem, entre março e julho de 2023. O público-alvo foram gestantes, que independentemente da idade gestacional estivessem realizando o Pré-Natal na UBS. Da análise das falas das gestantes, emergiram quatro categorias: Dúvidas persistentes, Mitos e Verdades da Amamentação, Violência Obstétrica e Vulnerabilidade da Parturiente, Educação em Saúde e suas fragilidades. Entre as falas, evidenciou-se a importância da inserção do estudante na implementação de ações educativas. Considerações finais: Notou-se também que a maioria das dúvidas pairavam sobre dúvidas simples da primeira gravidez, e desconhecimento sobre direitos legais. Com isso, por meio da Educação em saúde é possível desempenhar um papel fundamental na promoção de uma assistência obstétrica mais respeitosa e empática para todas as mulheres, tornando mais leve o processo de gestar, parir e amamentar.

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Como Citar
SantosS. da S., FrançaR. P. N., AraújoK. M. da F. A., FonsecaE. N. R. da, LimaV. K. A. de, & BrandãoG. C. G. (2024). Gestar, Parir e Amamentar: Ações de educação em saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(12), e17009. https://doi.org/10.25248/reas.e17009.2024
Seção
Relatos de Experiência

Referências

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