Conhecimento de estudantes de saúde acerca da assistência à população LGBTQIA+
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Resumo
Objetivo: Analisar o conhecimento que estudantes da área da saúde detêm quanto à assistência e ações em saúde junto à população LGBTQIA+. Métodos: Estudo descritivo, realizado com 71 estudantes de uma faculdade privada do município de Belo Horizonte, Minas Gerais dos cursos de enfermagem, fisioterapia, medicina e psicologia. Aplicação de entrevista semiestruturada, mediante técnica projetiva desenho estória e da evocação livre de palavras, entre agosto a novembro de 2020. Os corpus textuais foram divididos em agrupamento. Os dados foram analisados no software Interface de R Pourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Resultados: Emergiram as categorias analíticas: Dificuldade de interação com o público LGBTQIA+ e Conceito do processo transexualizador e sua relação com o processo formativo. As palavras prevalentes foram empatia e respeito. Os estudantes se julgaram despreparados e receosos quanto ao atendimento ao público LGBTQIA+ e com foco nos transexuais, de modo que o conhecimento de muitos entrevistados se deu a partir da participação em eventos externos. Se projeta o desafio de avançar na abordagem da temática no processo formativo. Conclusão: Conclui-se que acercar-se do desenvolvimento de competências dos futuros profissionais de saúde sobre a assistência à população LGBTQIA+, é urgente.
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