Conhecimento de estudantes de saúde acerca da assistência à população LGBTQIA+

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Lincy Murta Barbosa
Agnes Ariane Coelho da Silva
Claudirene Milagres Araújo
Elen Cristiane Gandra
Brisa Silva Emanuelle Ferreira
Shirlei Barbosa Dias
Isabela Mie Takeshita
Luciana Alves Silveira Monteiro

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento que estudantes da área da saúde detêm quanto à assistência e ações em saúde junto à população LGBTQIA+. Métodos: Estudo descritivo, realizado com 71 estudantes de uma faculdade privada do município de Belo Horizonte, Minas Gerais dos cursos de enfermagem, fisioterapia, medicina e psicologia. Aplicação de entrevista semiestruturada, mediante técnica projetiva desenho estória e da evocação livre de palavras, entre agosto a novembro de 2020. Os corpus textuais foram divididos em agrupamento. Os dados foram analisados no software Interface de R Pourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Resultados: Emergiram as categorias analíticas: Dificuldade de interação com o público LGBTQIA+ e Conceito do processo transexualizador e sua relação com o processo formativo. As palavras prevalentes foram empatia e respeito. Os estudantes se julgaram despreparados e receosos quanto ao atendimento ao público LGBTQIA+ e com foco nos transexuais, de modo que o conhecimento de muitos entrevistados se deu a partir da participação em eventos externos. Se projeta o desafio de avançar na abordagem da temática no processo formativo. Conclusão: Conclui-se que acercar-se do desenvolvimento de competências dos futuros profissionais de saúde sobre a assistência à população LGBTQIA+, é urgente.

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Como Citar
BarbosaL. M., SilvaA. A. C. da, AraújoC. M., GandraE. C., FerreiraB. S. E., DiasS. B., TakeshitaI. M., & MonteiroL. A. S. (2025). Conhecimento de estudantes de saúde acerca da assistência à população LGBTQIA+. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 25, e17031. https://doi.org/10.25248/reas.e17031.2025
Seção
Artigos Originais

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