Impacto neuroendócrino da utilização excessiva das redes sociais no rendimento acadêmico de universitários

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

João Lucas Pereira Galvão
Matheus Holanda da Silva Fonseca
Roberta Sabrine Duarte Gondim

Resumo

Objetivo: Investigar os impactos do uso excessivo das redes sociais no rendimento acadêmico de estudantes universitários. Revisão Bibliográfica: Observa-se que o impacto neuroendócrino das redes sociais no comportamento acadêmico está relacionado à liberação de dopamina de forma demasiada quando exposto de forma excessiva às redes sociais, levando a comportamentos compulsivos e dependência. Além disso, o uso excessivo das redes sociais foi associado a dificuldades na organização do tempo, queda no desempenho acadêmico e interferência na qualidade do sono, afetando negativamente a concentração e absorção de conteúdo, além de distúrbios psicológicos, como ansiedade, depressão e dependência tecnológica, destacando a importância de abordagens equilibradas para promover hábitos saudáveis de sono e uso consciente das redes sociais entre os estudantes universitários. Considerações finais: Os resultados destacam uma associação entre o uso excessivo das redes sociais e diversos desfechos negativos, desde impactos no desempenho acadêmico a efeitos na saúde mental. Assim, é crucial implementar estratégias para equilibrar o uso das redes sociais, promover hábitos saudáveis de sono e fortalecer habilidades de autorregulação e gestão do tempo, visando não apenas o sucesso acadêmico, mas também o bem-estar dos estudantes universitários.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GalvãoJ. L. P., FonsecaM. H. da S., & GondimR. S. D. (2024). Impacto neuroendócrino da utilização excessiva das redes sociais no rendimento acadêmico de universitários. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(9), e17049. https://doi.org/10.25248/reas.e17049.2024
Seção
Revisão Bibliográfica

Referências

1. ABU‐SNIENEH HM, et al. Relationship between sleep quality, using social media platforms, and academic performance among university students. Perspectives in psychiatric care, 2020; 56(2).

2. AZIZI SM, et al. The relationship between social networking addiction and academic performance in Iranian students of medical sciences: a cross-sectional study. BMC psychology, 2019; 7: 1-8.

3. AL SHAMMARI MA. et al. The quality of sleep and daytime sleepiness and their association with academic achievement of medical students in the eastern province of Saudi Arabia. Journal of Family and Community Medicine, 2020; 27(2):97-102.

4. BECKER MC, et al. Relação entre dependência de internet e traços de personalidade em estudantes universitários. Saúde e Pesquisa, 2019 ; 12(3): 503-511.

5. BHANDARKAR AM, et al. Impact of social media on the academic performance of undergraduate medical students. Medical journal armed forces India, 2021; 77: S37-S41.

6. BLASIO AD e VOOS CH. Os impactos das redes sociais na atividade acadêmica de estudantes da Faculdade Guilherme Guimbala. Monumenta-Revista de Estudos Interdisciplinares, 2020; 1(2): 214-241.

7. BORGES HM, DA SILVA MAIA R. O impacto do uso do smartphone e das redes sociais na atenção, memória e ansiedade de estudantes universitários: revisão integrativa. Research, Society and Development, 2022; 11(15): e539111537422-e539111537422.

8. DA CRUZ MSC. Redes Sociais Virtuais: Percepção, finalidade e a influência no comportamento dos acadêmicos. Brazilian Journal of Development, 2020; 6(3): 12433-12446.

9. DE LIMA MEP, PRIMO AVD. Influência da rede social na ansiedade do adolescente e o papel da enfermagem: revisão integrativa. Revista Enfermagem Atual In Derme, 2021; 95(35): e-021107.

10. DE FREITAS RJM, et al. Percepções dos adolescentes sobre o uso das redes sociais e sua influência na saúde mental. Enfermería Global, 2021; 20(4): 324-364.

11. GAO L, et al. Problematic internet use and perceived quality of life: findings from a cross-sectional study investigating work-time and leisure-time internet use. International journal of environmental research and public health, 2020; 17(11): 4056.

12. JÚNIOR AFA, et al. Associação entre qualidade do sono e o tempo de tela em adolescentes. Research, Society and Development, 2021; 10(7): e43810716714-e43810716714.

13. KOLHAR M, et al. Interactions and sleep duration among university students. Saudi Journal of Biological Sciences, 2021; 28(4) : 2216-2222.

14. LAKE YIMER B. Social media usage, psychosocial wellbeing and academic performance. Community Health Equity Research & Policy, 2023; 43(4): 399-404.

15. LIMA JCS, et al. Neurobiologia do Sistema de Recompensa Cerebral. Cad Bras Med XXXV. 2022; (1-4): 1-92.

16. MACHADO, SLM, et al. Ansiedade e Depressão em Estudantes de Medicina. Revista Saúde Multidisciplinar, 2019;2(6): 1-5.

17. MOROMIZATO MS, et al. O uso de internet e redes sociais e a relação com indícios de ansiedade e depressão em estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, 2017; 41: 497-504.

18. MICHELY J, et al. The role of dopamine in dynamic effort-reward integration. Neuropsychopharmacology, 2020; 45(9): 1448-1453.

19. PÊGO BF, et al. Prevalência De Fear Of Missing Out E Fatores Associados Em Estudantes Universitários: Sociabilidade, Bemestar E Cultura Digital. Interfaces Científicas-Humanas e Sociais, 2022; 9(3): 410-425.

20. RABELO LM, et al. Nomofobia, uso de telefone e redes sociais prejudica o aprendizado de estudantes universitários?. Revista Liberum accessum, 2020; 3(1):1-7.

21. RAHMAN SA, et al. Effects of social media use on health and academic performance among students at the university of Sharjah. In: 2020 IEEE 44th Annual Computers, Software, and Applications Conference (COMPSAC). Madrid, Spain, IEEE, 2020. p. 711-716.

22. SANCHES PF, FORTE CE. Redes sociais e depressão: um estudo estatístico sobre a percepção de bem-estar em estudantes universitários. Revista Tecnológica da Fatec Americana. 2019; 07(02): 14-23.

23. SOUZA, Karlla; DA CUNHA, Mônica Ximenes Carneiro. Impactos do uso das redes sociais virtuais na saúde mental dos adolescentes: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, 2019; 3(3): 204-2017.

24. TAMAL MA, et al. Adverse impacts of social networking sites on academic result: Investigation, cause identification and solution. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, 2019; 10(12): 542-553.

25. TOSCANO-HERMOSO MD, et al. Influence of sleeping patterns in health and academic performance among university students. International Journal of Environmental Research and Public Health, 2020; 17(8): 2760.