Tempo de tela e a repercussão cognitiva em adolescentes

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Flavio Patryck de Araújo Frota
Guilherme Rodrigues Porto
Carlos Alberto Alves Dias Filho

Resumo

Objetivo: Investigar a relação entre tempo de tela e a repercussão cognitiva em adolescentes, analisando estudos pertinentes. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa referente à relação entre tempo de tela e repercussão cognitiva em adolescentes conduzida no período entre os anos 2021 e 2023, utilizando a base de dados PubMed, os descritores em Ciências da Saúde (DeCS) “Tempo de tela”, “Cognição” e “adolescentes”. Resultados:  Foram selecionados 6 artigos para análise. Os estudos revisados apresentam evidências de uma associação significativa entre tempo de tela e repercussão cognitiva em adolescentes, associações consistentes com problemas de saúde mental, sono perturbado e risco de distúrbios cognitivos. A luz azul dos dispositivos afeta negativamente o sono ao suprimir a produção de melatonina e perturbar o ritmo circadiano, levando a dificuldades para adormecer e uma qualidade de sono reduzida. Considerações finais: A relação entre o tempo de tela na adolescência e os desafios de saúde mental e cognitiva é multifacetada, envolvendo fatores socioeconômicos, comportamentais e tecnológicos. Intervenções personalizadas e abordagens holísticas são essenciais para mitigar os efeitos negativos e promover um equilíbrio saudável no uso de dispositivos digitais.

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Como Citar
FrotaF. P. de A., PortoG. R., & Dias FilhoC. A. A. (2024). Tempo de tela e a repercussão cognitiva em adolescentes. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(8), e17077. https://doi.org/10.25248/reas.e17077.2024
Seção
Revisão Bibliográfica

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