Avaliação do desenvolvimento da primeira infância: perspectiva do terapeuta ocupacional na atenção primária à saúde
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Resumo
Objetivo: Apresentar a análise do desenvolvimento da primeira infância encontrado a partir da atuação do Terapeuta Ocupacional na Atenção Primária à Saúde em uma Unidade Municipal de Saúde na região metropolitana de Belém/Pará. Métodos: Pesquisa de natureza básica, exploratória e descritiva, com procedimento documental e de campo apresenta abordagem quantitativa. Amostra formada por 20 crianças, de 0 a 5 anos, de ambos os sexos, selecionadas em dois meses de coleta de dados, em uma Unidade Municipal de Saúde, localizada em Belém - Pará. Resultados: A avaliação dos marcos de desenvolvimento revelou variações nas conquistas esperadas para cada faixa etária, com estratégias e orientações fornecidas às famílias para estimular o progresso das crianças. O resultado geral indica a importância de compreender e intervir no desenvolvimento infantil para melhorar o cenário atual acerca da vigilância do desenvolvimento infantil e planejar estratégias futuras. Conclusão: Sugere-se pesquisas futuras com amostras mais amplas, incluindo idades além da primeira infância e diferentes localidades do Estado. Destaca-se a relevância da intervenção do Terapeuta Ocupacional na estimulação do desenvolvimento infantil na atenção primária à saúde. O estudo evidencia a importância da Caderneta da Saúde da Criança como instrumento para avaliação e acompanhamento.
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