Fatores que influenciam o ensino sobre segurança do paciente nos cursos de graduação em enfermagem
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Resumo
Objetivo: Categorizar os fatores que influenciam o ensino de segurança do paciente nos cursos de graduação em Enfermagem no Brasil. Métodos: Uma revisão integrativa da literatura foi conduzida utilizando as bases de dados MEDLINE, BDENF via BVS e SciELO. Foram selecionados artigos originais completos publicados em português, espanhol ou inglês entre 2019 e 2023. Resultados: Foram recuperados 646 estudos, dos quais onze atenderam aos critérios de inclusão e compuseram a amostra final. Os estudos foram categorizados em duas seções: 1) Fatores que dificultam o ensino de segurança do paciente na graduação em enfermagem. 2) Fatores que podem promover o ensino de segurança do paciente na graduação em enfermagem. Considerações finais: Os desafios no ensino de segurança do paciente incluem a escassez de recursos, problemas na infraestrutura das instituições educacionais, ansiedade dos estudantes em lidar com erros, ausência de protocolos de segurança do paciente em locais de prática e falhas na incorporação da segurança do paciente nos currículos. A integração de tecnologias educacionais revelou-se fundamental para a formação profissional, destacando a importância de se conectar as tecnologias da informação e comunicação ao processo de ensino.
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