Avaliação de ferramenta educacional para o ensino da dermatologia mapas conceituais em dermatologia

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Elcilane Gomes Silva
Samara Guilhermina de Sousa
Gabriel Henrique Soares Cavalcante
Alfredo Cardoso Costa
Natália Pantoja Costa
Francisca Regina Oliveira Carneiro
Lizomar de Jesus Maués Pereira

Resumo

Objetivo: Avaliar um manual de dermatologia com mapas conceituais acerca das doenças mais prevalentes na atenção primária. Métodos: Trata-se de estudo de desenvolvimento técnico metodológico para aplicação e avaliação de uma ferramenta educacional para o ensino da dermatologia na graduação e atenção primária à saúde, prospectivo, transversal e observacional. O manual DERMAPA foi avaliado por graduandos do curso de medicina após utilizarem o manual por um período de três semanas. Os dados obtidos foram avaliados em análises descritivas e inferenciais utilizando os programas Microsoft Office Excel 2016 e BioEstat 5.4. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: A amostra da pesquisa foi constituída por 35 estudantes do curso de medicina, os quais apontaram, com índices de concordância entre 97,1% e 100% que o Dermapa possui uma boa correlação teórico-prática, é passível de transformação da realidade do usuário, atua como facilitador do ensino e aprendizado, é de fácil acesso, atrativo para o público alvo, com linguagem e manipulação acessíveis, e conteúdos apresentados de forma clara. Conclusão:  O Dermapa cumpriu com maestria com os principais critérios avaliativos de um mapa conceitual, sendo adequado para o processo de ensino-aprendizagem conforme avaliação dos próprios discentes que eram o público-alvo.

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Como Citar
SilvaE. G., SousaS. G. de, CavalcanteG. H. S., CostaA. C., CostaN. P., CarneiroF. R. O., & PereiraL. de J. M. (2024). Avaliação de ferramenta educacional para o ensino da dermatologia mapas conceituais em dermatologia. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(12), e17254. https://doi.org/10.25248/reas.e17254.2024
Seção
Artigos Originais

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